Você já ouviu falar em maca peruana? A maca peruana se popularizou no mundo inteiro devido ao seu poder de aumentar a libido e a fertilidade.
Maca peruana é o nome dado à planta Lepidium meyenii, um fitoterápico nativo da região dos Andes, no Peru. Cultivada acima dos 4 mil metros de altitude e há mais de dois mil anos, a maca peruana se destaca no uso medicinal por proporcionar uma série de benefícios para a saúde.
O que utilizamos nesse crucífero é a sua raiz, da qual pode ter variações em cores, sendo do branco ao preto. Maca é uma planta, geralmente é secada e consumida em forma de pó ou cápsulas. Ela ganhou popularidade como suplemento nutricional, tendo efeitos importantes no metabolismo do corpo humano.
O que é Maca Peruana?
A planta Maca Peruana é o Lepidium Meyenii que é cultivada nas montanhas do Peru, em grandes altitudes como a cordilheira dos andes . A Maca também pode ser relacionada a um crucífero, cujo formato se assemelha a um rabanete, após ser colhida, passa por um processo de secagem. Depois de finalizado o processo, a maca pode ser conservada por muitos anos, sem perda de suas propriedades nutritivas.
Propriedades
Em sua composição há quantidades significativas de aminoácidos, fibras, hidratos de carbono e minerais essenciais, como cálcio, fósforo, ferro, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E. Além desses nutrientes essenciais, o alimento contém diversos compostos bioativos. Glucosinolatos e polifenóis são encontrados.
10 Benefícios da Maca Peruana
1- Ajuda no controle de diabetes
O fitoterápico é capaz de reduzir a glicemia e aumentar os níveis de insulina, além de melhorar o perfil lipídico e a tolerância à glicose.
2- Fortalece a imunidade
Por ser fonte de vitaminas do complexo B, C e antioxidantes, a maca peruana ajuda a turbinar o sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra possíveis doenças.
3- Equilibra os níveis de testosterona
Maca Peruana é capaz de estimular o aumento das concentrações de testosterona naturalmente, atuando como um adaptógeno. Ou seja, a planta seria capaz de regular a produção de testosterona, aumentando naturalmente a sua produção e liberação quando esse hormônio encontra-se abaixo do esperado, funcionando dentro dos limites naturais do corpo.
4- Aumenta o desejo sexual
A Maca apresenta propriedades estimulantes, tônicas e antidepressivas e, por isso, é considerada um poderoso estimulante sexual, sendo indicada para aumentar o desejo sexual.
5- Ganho de massa muscular e força
É comprovado que o uso da Maca Peruana auxilia no ganho de massa muscular (aumento de músculos) e aumento de força nos treinos de hipertrofia, relacionados a levantamento de peso (musculação).
6- Melhora aprendizado e memória
Segundo um estudo, a maca peruana pode ajudar a melhorar a memória e o aprendizado. Isso porque ela é rica em vitaminas do complexo B, que são fundamentais para a saúde e bom funcionamento do sistema nervoso.
7- Auxilia na perda de peso
Embora mais da metade da composição da maca peruana seja de carboidratos, ela pode ajudar quem deseja emagrecer por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, reduzindo o apetite. Além de e contribuem para o funcionamento do intestino – ou seja, evitam problemas como possíveis inchaços.
8- Previne a osteoporose
Ela fornece dois minerais indispensáveis para o organismo: ferro e cálcio. Por conta disso, ajuda a prevenir doenças como anemia e osteoporose, contribuindo para a circulação sanguínea e para o fortalecimento dos ossos e músculos.
9- Ajuda a equilibrar os hormônios
É conhecida também por amenizar os sintomas da menopausa, TPM e outros problemas relacionados ao desequilíbrio hormonal. Isso porque ela estimula a produção de hormônios importantes (como testosterona, estrogênio e progesterona), evitando problemas hormonais.
10- Aumento da libido feminina
Em várias pesquisas feitas em países como Holanda, Inglaterra e Estados Unidos ficou comprovado que a Maca Peruana tem a capacidade de aumentar a libido feminina em mulheres de todas as idades.
Como usar
A maca peruana tem alto valor nutricional. Por isso, pode ser encontrada em diferentes apresentações: farinha, cápsulas, bebidas, geleias, extratos, entre outros. Recomenda-se ingerir de 400 a 1000 mg por dia. Há diversas possibilidades de consumo. É comum ser usada com bebidas frias e quentes, bolos, biscoitos, tortas, pão, sopas e ensopados. Ela pode ser encontrada em farmácias e laboratórios de manipulação, mas é um nutricionista, nutrólogo ou outro profissional que irá definir a dose a ser consumida por cada pessoa.
Onde encontrar?
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.