Saúde, Saúde e bem-estar

Cabelo poroso: saiba identificar

O cabelo poroso é aquele ressecado, com fios mais ásperos, quebradiços, uma textura grosseira e que embaraça muito fácil. Isso acontece porque as cutículas dos fios estão abertas, normalmente, após ter sofrido danos. Inclusive, uma das causas mais comuns do problema é a falta de desnutrição em sua estrutura interna. 

O que é porosidade capilar?

A porosidade significa que o fio tem uma lesão mais profunda, que vai além de estar ressecado, é resultado do excesso de química. Por exemplo, descoloração, tintura, progressivas e outros tipos de alisamentos.

Existem três tipos: a baixa, média e alta, e cada nível é importante de ser identificado para saber se nossos fios têm condições de absorver a água e receber tratamentos, como hidratação, nutrição e reconstrução

Qual a característica de cada uma?

Porosidade baixa: quando as cutículas estão bem fechadas. Fica bem mais difícil o cabelo absorver a água ou qualquer tipo de tratamento. 

Porosidade média: as cutículas estão meio abertas, os fios absorvem a água e os tratamentos facilmente. Podemos dizer que o cabelo é considerado saudável. 

Porosidade alta: as cutículas estão muito abertas, ou seja, os fios estão bastante ressecados, com frizz e até quebradiços. Esse tipo de cabelo consegue absorver a água rapidamente, porém, também perde com muita facilidade. 

Como saber se o seu cabelo está poroso?

Para saber se o cabelo está poroso, existe um teste fácil para descobrir o grau da porosidade dos fios.

O teste de porosidade, você vai precisar de um copo de água filtrada e um fio de cabelo. Coloque o fio de cabelo no copo e esperar 10 minutos para ver como ele reage. 

Observação: Não precisa arrancar os fios da cabeça, só no ato da escovação é normal que alguns caiam ou fiquem na escova, pega de lá mesmo.

São três comportamentos possíveis:

  • O fio de cabelo vai boiar no copo: o que significa que ele tem baixa porosidade.
  • O fio de cabelo vai afundar parcialmente no copo: o que significa que ele tem média porosidade.
  • O fio de cabelo vai afundar completamente no copo: o que significa que ele tem alta porosidade.

Como tratar cabelo poroso?

Agora que você já identificou o nível de porosidade dos seus fios, fique sabendo que cada um tem um tratamento específico. O tratamento do cabelo poroso, você precisará apostar em rotinas de cuidado, que incluem tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar – de acordo com as necessidades do seu fio.

Baixa porosidade: como as cutículas estão fechadas, foque na hidratação. Uma dica para fazer com que o tratamento penetre nos fios, comece o banho com a água morna para abrir um pouco as cutículas e facilitar a absorção do tratamento. Escolha cremes e máscaras hidratantes.

Média porosidade: para manter seus cabelos saudáveis sempre com aquele aspecto impecável, a nutrição é o tratamento indicado. Escolha uma máscara boa de nutrição ou óleo vegetal. 

Alta porosidade: no caso de fios que estão muito ressecados e porosos, o tratamento indicado é a reconstrução.  Escolha uma máscara concentrada ou com a queratina líquida. 

Como vimos, identificar o quanto poroso seu cabelo está faz toda a diferença para uma rotina de cuidados eficiente e com foco na saúde dos fios. 

Onde encontrar?

Leia também:

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta