Curiosidades, Saúde, Saúde e bem-estar

Frutas tóxicas: saiba quais são

Você sabia que algumas frutas podem ser tóxicas quando consumidas em excesso?

Comer o caroço ou sementes de algumas frutas não faz mal para a saúde, seja acidentalmente ou não. Entretanto, é preciso tomar bastante cuidado com a ingestão das sementes e caroços, porque embora algumas não façam mal quando ingeridas com moderação, outras possuem, junto com os nutrientes, algumas substâncias que podem ser tóxicas. Por isso, é importante obter informações a respeito dos seus valores nutricionais e também dos riscos à saúde.

O problema é que a maior parte dessas frutas parecem inocentes e estão na base de nossa alimentação. Atualmente, a ciência conhece uma extensa lista de alimentos venenosos, e  que devemos evitá-los ou consumir com cautela.

Conheça agora algumas frutas que possuem substâncias tóxicas para o nosso organismo.

1- Banana

A banana tem potássio, um elemento crucial para o bom funcionamento do organismo. Mas, o consumo demasiado de potássio pode ter efeitos como palpitação irregular do coração, dor de estômago, náusea e diarreia.

 

 

 

2- Damasco

O damasco é uma fruta excelente, mas o núcleo (parece uma amêndoa) que está dentro do seu caroço pode ser muito venenoso se consumidos em excesso. Lembrando que os grãos de damasco são frequentemente utilizados na área gastronômica de algumas culturas.

A amigdaliana, também chamada de laetrile, é a substância encontrada no pequeno núcleo de damasco. Ele é convertido em cianeto no corpo, mas isso não impediu que ele fosse comercializado como um medicamento alternativo, que às vezes é chamado de vitamina B17. Em doses muito altas, a amigdalina pode fazer com que o corpo produza cianeto suficiente para levar ao nervosismo, insônia, pressão arterial baixa e morte.

3- Tomate

Essa fruta (sim, o tomate é uma fruta) muito comum nas saladas brasileiras possui muitos glicoalcalóides no caule e nas folhas.  É uma toxina natural que atua como pesticida ou fungicida; uma defesa contra animais, insetos e fungos que possam atacá-las. 

Mas as quantidades em porções consumidas com os alimentos são inofensivas. Uma pessoa teria que consumir quase 70 tomates grandes de uma só vez para ficar envenenada. Se consumida em excesso, pode gerar problemas estomacais e nervosismo.

4- Maçã, pêssego, ameixas e cereja 

As sementes dessas frutas possuem um composto chamado amigdalina que, em contato com as enzimas do corpo humano, libera o cianeto, que é potencialmente letal, mas em um nível muito baixo, portanto dificilmente pode causar algum problema.

Ainda assim, se uma pessoa se propuser a consumir em grandes quantidades as sementes dessas frutas, ela pode sentir confusão mental, vertigem, vômito e, em casos mais sérios, insuficiência respiratória – quando os pulmões não conseguem cumprir sua função, comprometendo as trocas gasosas no organismo.

Mas, para correr este risco, a pessoa teria que mascar e comer todas as sementes de entre 19 e 24 maçãs de uma só vez.

5- Castanhas de caju

O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto.

O problema da castanha de caju é quando ela está crua ou mal cozida. Nesse caso, ela contém urushiol, que também é encontrada na hera venenosa. Por isso mesmo em grandes quantidades pode ser fatal. Se estiver torrada, pode consumir normalmente.

6- Carambola 

A carambola é uma fruta muito saborosa, inclusive, pode ser encontrada em todos os grandes mercados. Além de possuir poucas calorias, esta fruta é rica em fibras e vitamina C. Entretanto, apesar de todos esses benefícios, a carambola possui uma substância tóxica chamada caramboxina, que em excesso é prejudicial para o organismo podendo causar desordem neurológica, coma e até a morte, nos casos mais graves.

Em alguns casos, comer muita carambola pode levar a danos nos rins, convulsões e até morte. Pessoas com qualquer grau de insuficiência renal – incapacidade dos rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue – devem passar longe da fruta pois sua alta concentração de potássio, aliado a outras substâncias de sua composição, agravam a condição. Vale ressaltar que essas manifestações só acontecem com o consumo exagerado da fruta, o que dificilmente ocorre.

 

 

Leia também:

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

Lojas parceiras com descontos especiais clica aqui embaixo:

JOHN JOHN – MODA ONLINE

ALIEXPRESS

Gearbest

Zaful

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta