A celulite é um processo desencadeado pelo crescimento das células adiposas, que incham, retém líquidos e acumulam toxinas, devido a ingestão excessiva de gorduras. Devido a isso, o grau de inchaço, as células mudam de forma e localização e, ao encontrar a resistência das fibras de colágeno, elas pressionam as outras camadas da pele para baixo, resultando nas depressões e no aspecto de “casca de laranja”. Esse é um dos piores pesadelos de uma mulher.
Há diversos tratamentos estéticos prometem acabar com a celulite, mas eles serão pouco eficazes se não forem combinados a uma vida saudável. Alimentos geralmente recomendados são aqueles que contêm nutrientes ou propriedades que, em teoria, deveriam melhorar a saúde da pele e do tecido conjuntivo, minimizando a formação de gorduras.
Da mesma forma que existem produtos e alimentos que ajudam a eliminar a celulite, é também muito importante evitar consumir alimentos que estimulem o seu surgimento e optar por alternativas mais saudáveis.
Portanto, separamos uma lista dos 12 alimentos que ajudam a combater as temidas celulites. Confira!
1- Alimentos integrais
São uma ótima escolha para amenizar a celulite. Como são ricos em fibras, eles atuam na melhora do funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.
2- Folhas verde-escuras
A rúcula e espinafre melhoram a circulação e desintoxicam o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.
3- Água de coco
Equilibra o organismo, beneficiando a saúde como um todo. Além disso, reduz as toxinas que dão origem à celulite.
4- Oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio.
5- Maçã
Quando a maçã é ingerida se forma um gel que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras do incômodo.
6- Aveia
É uma excelente fonte de proteínas, fibras, zinco e vitamina B. Também ajudam neutralizar as toxinas do organismo.
7- Batata-doce
Contém potássio, vitamina C e E, proteínas com propriedades antioxidantes e ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a eliminar toxinas.
8- Peixes
Esses peixes como- salmão, sardinha e atum são ricos em ômega 3 (um antioxidante) e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura e ajudam a combater a celulite.
9- Abacaxi
O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório e por isso deve ser consumido por quem deseja eliminar a celulite
10- Banana
A banana contém potássio, que ajuda no processo de drenagem linfática. Além disso, regula o intestino e diminui a absorção de gorduras
11- Frutas vermelhas
Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina
12- Chá verde
O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja amenizada.
Alimentos que devem ser evitados
Para prevenir a indesejável celulite, é fundamental evitar o excesso de alimentos gordurosos, com alto índice glicêmico e alto teor de sódio
1- Doces e açúcar refinado
O açúcar em excesso, ao invés de ser transformado em energia pelo organismo, fica armazenado em forma de gordura, acumulando na pele e gerando inflamações que favorecem a celulite. Isso ocorre, principalmente e com mais frequência, em mulheres.
Leva ao aumento da reserva de gordura favorecem o aparecimento da celulite.
2- Gorduras
Alimentos com alto teor de gorduras, desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura localizada, causando ou agravando a celulite.
3- Sódio
Sim, o sal de cozinha é um grande inimigo se você quer ficar longe das celulites. Pode levar à retenção de líquido influenciando formação de celulite. O ideal é não consumir mais 2g de sódio por dia (1 colher de chá).
4- Álcool
Prejudica a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos. Além disso, o álcool é automaticamente transformado em gordura.
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade
Gengibre: Descubra seus benefícios
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do Youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.
O vício alimentar é uma condição que transcende a simples vontade de comer. Trata-se de…
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
This website uses cookies.