Saúde

10 atividades físicas para entrar em forma

Atualmente muito se fala sobre a importância de praticar atividades físicas como uma maneira de prevenir uma série de doenças, manter o corpo em forma e ter uma melhor qualidade de vida.

As melhores atividades físicas para entrar em forma e emagrecer são aqueles que gastam mais calorias em menos tempo, como corrida e natação, mas existem tantas outras atividades que podem trazer os mesmos resultados, a mesma eficiência e ainda agradar quem não gosta de correr ou nadar.

Um dos principais objetivos de quem começa a praticar atividade física é a perda de peso. Por isso há tantas opções que prometem ajudar os insatisfeitos com a balança a perder medidas. Confira abaixo uma lista com as melhores atividades físicas para entrar em forma:

1. Corrida

O esporte vem ganhando cada vez mais adeptos e não é pra menos: é uma atividade prazerosa, relaxante e que pode ser praticada em lugares diferentes: na esteira, no parque, na praia, na calçada…além de ser gratuita e você poder praticar a hora que quiser.

Com uma hora de corrida, você gasta 900 calorias. Além de ajudar no emagrecimento, melhora a capacidade respiratória e traz benefícios cardiovasculares. Desde que seja respeitado um bom ritmo, sem pausas, e com um esforço capaz de deixar a pessoa ofegante, sem conseguir conversar durante a corrida. Pode-se começar num ritmo mais lento, na esteira ou ao ar livre, mas à cada semana é preciso ir aumentando a intensidade para alcançar melhores objetivos

2. Crossfit

Atividade super intensa, mas todo mundo que faz diz que ama e não troca por nada. Envolve vários tipos de exercícios misturados: corrida, levantamento de peso, agachamento, exercícios com bolas, cordas, barras, argolas, elásticos e correntes.

O treino de crossfit também é bastante intenso e queima cerca de 700 calorias por hora, no entanto, este tipo de treino é bastante diferente do treino de musculação que as pessoas estão mais habituadas a ver nas academias de ginástica. São usados pesos diferentes, cordas, pneus e muitas vezes os exercícios são realizados, fora da academia, ao ar livre.

3. Natação

A natação é um dos esportes mais completos que existem. Além de aumentarem sua capacidade cardiovascular, nadar cura e previne dezenas de doenças. Uma aula de natação pode queimar até 400 calorias por hora, desde que o aluno não perca o ritmo e se mantenha sempre em movimento. Ainda que as braçadas não sejam muito fortes para chegar ao outro lado da piscina mais rápido, é preciso um esforço constante, com poucos períodos de parada.

4. Ciclismo

Andar de bicicleta está entre os esportes mais dinâmicos, porque você quase não sente que está se exercitando e sim, passeando e conhecendo novos lugares. Se você já é daqueles atletas de fim de semana que faz da bicicleta o seu principal aliado, basta adotar o ciclismo por mais vezes durante a semana para chegar a um peso bacana e mais rápido.

Antes de sair pedalando muito por aí, verifique se os equipamentos de segurança bem como a própria bicicleta estão em dia para não comprometer o seu desempenho de alguma forma. Ao colocar o pé no pedal, é possível gastar 360 calorias por hora.

5. Dança

Dançar é uma ótima forma de fortalecer os músculos e queimar algumas calorias, 1 hora de dança de salão queima aproximadamente 300 calorias, e a pessoa ainda aumenta a flexibilidade e se diverte, tendo um maior contato com os outros alunos. Nesse tipo de atividade além dos benefícios cardiorrespiratórios, e de emagrecer, ainda é possível promover a socialização. Na zumba pode-se queimar até 800 calorias por hora.

6. Boxe

O boxe é uma das atividades mais eficientes na hora de perder peso. A preparação física para a prática do esporte é composta por corrida, corda e outros aeróbios que ajudam a manter a forma. Além, claro, dos exercícios próprios da modalidade. Cada aula dura, aproximadamente, 50 minutos e pode queimar mais calorias do que a própria esteira, por exemplo. Além disso, as atividades são mais agitadas e costumam agradar à maioria dos alunos. A modalidade garante uma perda calórica que vai de 600 e 1200 calorias por aula de uma hora de duração.

7. Pular Corda

Parece que esquecemos que pular corda é uma atividade física. Sempre associada com brincadeira de criança ou a lutadores de boxe, pular corda é um exercício fantástico para queimar calorias e trabalhar vários músculos no corpo. Em uma hora pulando corda você pode queimar até 800 calorias. E se quiser, ainda pode fazer variações HIIT no seu treino de pular corda. É vantajoso também para melhorar a coordenação motora e agilidade. Veja também: Pular Corda é a Forma Mais Barata e Rápida Emagrecer

8. Escadaria

 

O treino de escadaria é uma ótima forma de aproveitar sua cidade. A prática física em escadarias pode queimar até 1000 calorias em meia hora e tem sido celebrada para turbinar os treinos de outras atividades e esportes.7 minutos de escadaria por dia diminuem o risco de problemas no coração e vão fazer suas pernas fortes e ágeis. Esta prática não é recomendada para quem está voltando de alguma séria lesão no joelho.

9. Treinamento funcional

Os treinos funcionais são exercícios aeróbicos que trabalham, também, a parte muscular. Realizado com cintos, bolas, cones, trampolins, pesos, kettlebells, halteres, barras, faixas elásticas e até mesmo o peso do próprio corpo, o treino funcional é aquele em que todos os músculos do corpo são trabalhados em exercícios que simulam movimentos executados rotineiramente no dia a dia das pessoas.

Isso inclui agachamentos, saltos, giros, empurrões e corridas, que ao serem combinados em uma sessão, promovem a queima de 800 a 1000 calorias. Outros benefícios do treino funcional são a postura, a estabilidade, a flexibilidade, o fortalecimento e o condicionamento do corpo.

10. Yoga

É uma atividade incrível, que desperta a curiosidade das pessoas e impressiona pelos resultados duradouros. Com ela, você consegue aliviar o estresse, aumentar a flexibilidade, fortalecer a musculatura do abdômen (principalmente) e induzir a queima de gordura, com apenas alguns minutos diários. Estima-se que sejam gastas 500 calorias em uma hora de power yoga, quantia semelhante a uma aula de step mais puxada, para alunas avançadas.

Além desses grandes benefícios, ainda há a melhora na postura, que é essencial para quem deseja dar os primeiros passos na passarela, seja você homem ou mulher.

Dicas básicas

Agora que você já conhece as atividades físicas para entrar em forma, é importante ficar atento nas dicas que separamos abaixo. Elas são muito importantes para a prática de qualquer atividade e podem evitar acidentes e lesões:

Aquecimento

Antes de praticar qualquer atividade física, é muito importante realizar um aquecimento, que consiste em pequenos exercícios que vão alongar e deixar a musculatura preparada para começar a fazer o esporte e evitar que o corpo lesione de alguma forma.

Cuidados específicos

Dependendo do esporte que escolher para praticar, existem cuidados específicos que vão te ajudar fazer os exercícios de uma forma mais segura. No ciclismo, por exemplo, é muito importante o uso de capacetes, joelheiras e cotoveleiras, ao passo que na corrida, apenas o uso de roupas confortáveis, protetor solar e um bom tênis já são mais do que suficientes.

Hidratação

Hidrate-se – não só durante os exercícios físicos, mas adote uma nova rotina para si. Isto é muito importante para você emagrecer com saúde e manter a boa forma sem neuras ou sofrimento.

Cuidados

Qualquer que seja o exercício que você venha a escolher para entrar em forma, não se esqueça de consultar um médico antes de começar a praticar, para ter certeza que está apto a fazer a atividade, e de ter o acompanhamento de um bom profissional de educação física. Isso te ajudará a prevenir lesões e problemas de saúde.

Leia também:

Como emagrecer rápido e saudável com caminhadas regulares

Dieta do Mediterrâneo: O que é e como fazer

Os benefícios da prática de esportes para saúde

Pular Corda é a Forma Mais Barata e Rápida Emagrecer

Ovo:10 benefícios para a sua saúde

10 Benefícios da Banana

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos do Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta