As olheiras é um problema de pele que mais assustam e incomodam as mulheres. As manchas escuras sob os olhos aparecem com frequência e suas causas são variadas. Podem estar associadas a genética, hereditariedade, envelhecimento, ressecamento da pele, e também ao choro excessivo, estresse mental ou físico, falta de sono ou alimentação inadequada.
A boa notícia é que existem algumas maneiras de evitar e tratá-las. Conheça as 8 maneiras de eliminar as olheiras:
O que são olheiras?
As olheiras são manchas escuras ou acastanhadas localizadas nas pálpebras, bem abaixo dos olhos. Elas se caracterizam pela concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior, o que resulta em um tom escurecido abaixo da região ocular.
Quais são as causas das olheiras?
8 Maneiras de eliminar as olheiras
Diferentemente do que se imagina, a água fria é muito mais saudável para os olhos do que a quente, pois ajuda os vasos sanguíneos a se contraírem e, assim, a diminuir inchaços.
Por isso, quando for lavar o rosto, tente sempre usar água fria ou gelada.
Para fazer compressas na área dos olhos, você pode enrolar uma pedrinha de gelo em um pano ou ainda molhar o tecido e colocá-lo no freezer, para depois manter em repouso por 15 minutos na região.
Leia também: Gelo: truque de beleza que pode fazer milagres
2- Pepino
O pepino funciona como um adstringente e tem propriedades que também ajudam no clareamento da pele. Acalma instantaneamente a aparência cansada e inchada dos olhos e, além disso, tonifica a pele da região dos olhos.
Para isso, corte o pepino em fatias grossas. Conserve na geladeira por meia hora. Lave a área dos olhos e coloque o pepino gelado e já cortado em rodelas sobre os olhos. Deixe agir por 30 minutos.
3- Chá de camomila ou chá verde
Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, tanto a camomila quanto o chá verde devem ser seus melhores amigos na hora de amenizar olheiras.
Para isso, prepare dois saquinhos de chá para uma xícara de água, para que o líquido fique concentrado. Depois de pronto, coloque-o na geladeira e, quando estiver bem gelado, aplique nas áreas escuras e inchadas dos olhos por 20 minutos, mergulhando um pedaço de algodão ou gaze no recipiente.
4- Água de rosas
A água de rosas contém vitaminas A e C, tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias e ajuda a equilibrar o pH da pele. A aplicação proporciona um efeito calmante sobre os olhos.
5- Máscaras de argila
Usar a argila é uma opção quando você não pode fazer a drenagem linfática. Quando a argila seca, ela faz uma leve pressão sobre a pele, agilizando o processo de drenagem, melhorando a circulação e diminuindo o inchaço. A argila contém propriedades que aceleram o processo de desintoxicação do organismo, deixando a pele menos estressada.
Leia também: Benefícios da Argila para Pele
6- Massagem
Para fazer massagens ao redor deles é uma tarefa a ser incluída na rotina de cuidados do rosto. Comece a massagear a região com os dedos, deslizando e pressionando a área suavemente, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo.
Em seguida, faça o mesmo movimento na parte inferior e finalize dando batidinhas com as pontas dos dedos indicador e médio. Por último, feche os olhos e, fazendo um pequeno círculo com o dedo, pressione o canal lacrimal por alguns segundos.
7- Cremes para olheiras
Existem inúmeros cremes excelentes para combater as temidas olheiras no mercado, porém devem ser prescritos pelo dermatologista, eles ajudam a diminuir os vasos sanguíneos, descongestionar a área e clareá-la.
8- Tratamentos estéticos
O tratamento das olheiras depende da causa e do estágio do quadro. No consultório, um dermatologista pode indicar procedimentos estéticos como peelings, tratamentos à laser ou com luz pulsada.
Como prevenir as olheiras?
A melhor forma de prevenir as olheiras é seguir uma vida saudável
Procure sempre um médico especializado para qualquer tipo de tratamento.
Imagem: Google
Leia também:
Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.