Saúde, saúde mental, Uncategorized

Impulsione seu cérebro: 7 alimentos que melhoram habilidades cognitivas

Impulsione seu cérebro através dos alimentos certos. Alimentar-se é essencial para o bom funcionamento do corpo, assim como do cérebro e suas de habilidades cognitivas –  que incluem habilidades motoras, memória, atenção, percepção e uma categoria ampla conhecida como habilidades executivas.

Existe uma grande quantidade de alimentos que funcionam como catalisadores, que melhoram a capacidade produtiva do cérebro e contribuem para o aumento da inteligência humana. Há uma série de nutrientes que fortalecem a capacidade cognitiva, melhoram a memória e até mesmo combatem a depressão.

Confira agora os 7 principais alimentos que impulsionam o cérebro e suas habilidades cognitivas.

1- Peixes

Os mais ricos em ómega-3, como o salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, são capazes de contribuir significamente para o aumento de sua inteligência. Além do próprio alimento, o óleo do peixe também é essencial para desenvolver o cérebro, olhos e sistema nervoso.

Os peixes devem aparecer pelo menos duas vezes por semana no cardápio.

2- Espinafre

Um dos maiores componentes do espinafre que traz benefícios para a saúde é a Vitamina K, que contribui para um sistema nervoso saudável. O vegetal está também repleto de antioxidantes que, segundo especialistas, podem bloquear os efeitos dos radicais habilidades cognitivas livres – toxinas produzidas pelo organismo que danificam as células e podem levar a doenças cardíacas, câncer e derrames.

3- Nozes

As nozes podem melhorar nossa memória, concentração e velocidade de processamento de informações, revelou um estudo da Universidade da Califórnia. Existem inúmeros ingredientes ativos nas nozes que podem contribuir para proteger as funções cognitivas, dizem os pesquisadores. Eles são ricos em antioxidantes e uma combinação de vitaminas e minerais. Uma quantidade significativa de ácido alfa-linolênico, um ácido graxo ômega-3 à base de plantas nas nozes, também beneficia a saúde do coração e do cérebro.

4- Ovos

A gema contém colina, um nutriente vital para o bom funcionamento do cérebro, além de ser uma ótima fonte de triptofano, o aminoácido precursor da serotonina, substância relacionada à sensação de bem-estar.

Na clara, há a presença também da albumina, uma das principais proteínas do corpo, responsável pelo transporte de nutrientes, controle da distribuição de líquido pelo organismo e também pela recuperação muscular. 

5- Café 

A cafeína é um potente estimulante do sistema nervoso central. O mesmo reduz o risco de perda de memória, além de prevenir a doença de Alzheimer em pessoas mais velhas. Outra vantagem é que a ingestão do café também pode reduzir a doença de Parkinson.

Cafezinhos além da conta estão por trás de insônia, taquicardia e nervosismo, especialmente para os mais sensíveis. O ideal é saborear, no máximo, cinco xícaras ao dia.

6- Chocolate amargo

Este alimento conta com numerosas substâncias químicas, que têm uma reação positiva no cérebro e fazem com que as pessoas tenham mais capacidade de recordar informação. Este alimento também tem vários outros benefícios, entre eles, o combate ao estresse e a depressão.

Os benefícios do chocolate vêm dos flavonoides do cacau, quanto maior a concentração do fruto na barra, melhor. O tipo meio amargo apresenta até 60%, já os amargos de verdade devem ter a partir de 70%.

7- Azeite de oliva

Estudos demonstraram que o legítimo óleo de azeitona impede a proliferação das placas beta-amiloides. Essas estruturas estão associadas à destruição dos neurônios e à interrupção da comunicação entre eles (as sinapses), desencadeando a doença que provoca o esquecimento. 

Imagem: Google

Leia também:

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Queixa: Sintomas e tratamento

Câncer de próstata

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta