Comportamento, Dicas para Blogs

Metas para 2021: como criar

Você tem ideias de metas para 2021? O novo ano chegou e é hora de definir o que deseja realizar, quais caminhos seguir. Afinal, saber aonde você quer chegar é muito importante. 

Metas e objetivos são a base para você saber aonde quer chegar e para se manter motivado durante o caminho que liga a realidade até os sonhos. Eles são fundamentais para a construção da sua vida. Se você parar para pensar, suas atitudes são influenciadas pelos seus sonhos.  

Por isso, tenha em mente que a vida é como um barco a velas: definir um caminho e ajustar as velas sempre que for possível é imprescindível para chegar ao destino definido. Lembre-se de que é possível velejar sob qualquer condição – o importante é saber controlar as velas do seu barco e conhecer o seu destino final.

Confira agora algumas dicas para estabelecer metas e alcançar seus objetivos para 2021 .

Tenha objetivos

O primeiro passo é fazer um planejamento. Ele pode ser feito em um papel ou no formato de planilhas. O importante é definir cada um dos seus sonhos

Objetivos são os lugares que você quer chegar e os sonhos que você deseja tornar realidade. Eles são abrangentes e dizem respeito ao propósito de realizar algo.

Objetivos pessoais podem ser: fazer uma nova faculdade, fazer um curso de línguas,  mudar de país, ser promovido, ficar em forma, montar o próprio negócio, fazer um safári, casar, ter filhos, comprar uma casa.

Estabeleça metas

A próxima etapa é separar as suas metas para 2021 de acordo com o tempo para a realização em: curto, médio e longo prazos. Se possível, tenha uma previsão de data para conclusão.

Logo, a meta é o objetivo de forma quantificada e detalhada. Pequenas ações que precisam ser realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente.

A meta pode ser descrita como tarefas específicas que precisam ser realizadas sistematicamente como foco final. Quando todas as metas de um assunto são atingidas, você consegue alcançar o seu objetivo.

Como definir metas 

Outro ponto fundamental é ter muita clareza ao definir os caminhos para as suas metas para 2021.

Para isso, definir metas não é um processo tão básico e simples quanto parece. Requer estudo, informações, ferramentas e metodologia. Uma das ferramentas utilizadas neste processo tem um nome curioso: METAS S.MA.R.T.

São formas que auxiliam na definição de metas – independentemente se estas metas servirão para uma determinada pessoa ou para uma empresa. Ela tem o S de Specific, M de Measurable, A de Achievable, R de Realistic e T de Timely.

Essas cinco palavras podem te ajudar na hora de escolher quais serão os seus objetivos para o ano:

1- Específica (Specific)

Sua meta deve indicar claramente o que você deseja alcançar. A partir do momento que você traça um ponto de partida. Nessa fase, é importante esclarecer exatamente o motivo por trás desse objetivo. Por que você quer essa meta e precisa concretizá-la?

Trata-se ainda do aprofundamento do que a pessoa quer. Por exemplo, dizer que se pretende “entrar em forma” não é o suficiente. Esse tipo de instrução não traz informação satisfatória para a pessoa que pretende alcançar a meta. É preciso que o indivíduo force seu cérebro a formar uma imagem do que significa para ele “estar em forma”. 

Para algumas pessoas pode ser estar magro, talvez forte, para outras, ainda, ter energia para atividades específicas, ou simplesmente, estar livre de doenças, e ser saudável. Pode ser, também, mais de duas opções juntas ou todas elas.

Portanto, ao formular metas, é necessário especificar o máximo possível o que se quer com o cuidado, priorizando-as, e colocando em prioridades.

2-Mensurável (Measurable)

Deve ser possível acompanhar o seu progresso com sua meta com o passar do tempo. Nessa parte, é necessário determinar um indicador que irá contribuir para a organização ou o indivíduo atingir o objetivo pensado. Por exemplo, para “ ficar em forma”, o principal indicador seria o quanto quer “emagrecer” durante os meses do ano.

Outros exemplos, imagine que a meta de alguém seja viajar para estudar fora por um tempo. Um indicador pode ser a quantia que a pessoa pesquisou ser necessária para essa viagem e o quanto ela consegue “poupar” para realizá-la. 

Medir os resultados dos esforços tem enorme importância. Se o objetivo é parar de fumar, por exemplo, será fundamental quantificar em quanto tempo pretende fazê-lo e quantos cigarros deixarão de fumar por semana ou por dia até que a meta esteja completa. Abrir mão de medir a evolução pode ser um entrave para a conclusão do projeto e favorecer a procrastinação. 

3- Alcançável (Attainable)

A meta deve ser atingível dentro da sua realidade de hoje. Desejar obter resultados incríveis é o que todos querem, mas a pessoa precisa ter em mente que as metas devem estar em uma realidade possível. 

Por exemplo, na viagem de estudos no exterior, não se deve criar expectativas irreais. Antes de imaginar a viagem dos sonhos para Nova York, Londres ou Paris para o próximo mês, é preciso entender como cada expectativa pode ser alcançada. Deve ser algo palpável e não apenas um desejo impossível de ser conquistado.  

4- Relevante (Relevant)

Deve ser relevante para seu contexto, pois isso te proporcionará um senso de propósito.

Em razão disso, devemos entender que as metas precisam ser relevantes para a organização ou, no caso do desenvolvimento pessoal de alguém, realmente importantes para aquele indivíduo. Portanto, não é interessante criar metas que não façam sentido e que não venham a gerar evolução dentro da vida da pessoa.

Metas são conquistas intermediárias rumo ao grande objetivo ou meta-objetivo. Sendo assim, há algumas metas que são imaginadas como parte de um conjunto que trará benefícios, mas, na realidade, o custo-benefício delas não é vantajoso. 

Portanto, é vital compreender a relevância das metas na busca pelo objetivo principal. Caso não haja o devido retorno, deve-se abandoná-las ou substituí-las.  

5- Temporizáveis (Timed)

Para você manter a determinação para cumprir sua meta ela deve ter um prazo para ser alcançada. É preciso determinar um tempo de realização.

Estabelecer uma meta sem um prazo não faz sentido algum, além de que ela não será levada a sério da forma como deveria. Por esse motivo, sempre que você definir uma meta, estabeleça um prazo claro para que ela seja concretizada.

Portanto, definir datas e preparar cálculos de atualização que renovem as metas torna-se uma tarefa essencial. Ao cumprir uma, passa-se a outra.

Dessa maneira, é possível alcançar os objetivos intermediários, mesmo que o principal esteja longe, e manter-se motivado. Metas com tempos longos para realização também ficam mais difíceis de mensurar. 

Em metas de médio e longo prazo a consistência das suas ações é o fator definidor entre o sucesso e o fracasso.

Pessoas, empresas e profissionais que mensuram seus resultados têm mais chances de chegar onde pretendem.

Quanto ao futuro, saiba exatamente o que você quer e alinhe a sua energia às suas metas para 2021. Lembre-se: aprendizado sem ação não muda nada.

 

Lojas parceiras com descontos especiais clica aqui embaixo:

M. OFFICER 

JOHN JOHN – MODA ONLINE

ALIEXPRESS

Gearbest

Zattini

Zaful

Gostou das dicas? Comente aqui no site essas e outras matérias.

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

Leia também:

Pijama: tendência do momento

Lenço: Aprenda a usar essa tendência

Lenço e bandanas: 10 maneiras de como usar

Bolsas de crochê:inspirações de modelos

Moda crochê trend de verão 2020

Animal print: moda inverno 2019

Jaqueta de couro: um clássico do guarda-roupa feminino

Look xadrez: Tendência outono/inverno 2019

Vestidos verão 2019: Novas tendências, modelos

Cassis: Cor tendência entre rosa e roxo

Vestido blazer – é uma peça muito elegante e estilosa.

Lenço: Aprenda a usar essa tendência

Look xadrez: Tendência outono/inverno 2019

Vestidos verão 2019: Novas tendências, modelos e looks

VESTIDO DE LINHO – LOOKS E INSPIRAÇÕES

Como usar looks com estampa de poá

Estampas de listras: Como usar e arrasar

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta