Os alimentos com baixo índice glicêmico são aqueles que não elevam muito o açúcar no sangue e por isso são boas escolhas principalmente para quem deseja emagrecer e para os diabéticos, pois eles ajudam a manter a glicemia controlada. Entender e conhecer quais são os itens com maior ou menor IG é importante não apenas para quem tem diabetes e precisa controlar o consumo de açúcar, mas também para todas as pessoas que buscam fazer escolhas mais saudáveis para a sua alimentação ou que querem melhorar a dieta e evitar o acúmulo de gordura.
O que é índice glicêmico?
Índice glicêmico mede o tempo que o carboidrato de um alimento demora para ser absorvido pelo intestino. Quanto mais rápida essa absorção, maior a capacidade desse alimento de gerar picos de insulina no organismo.
A insulina é o hormônio que coloca a glicose (produto dos carboidratos) para dentro das células, onde elas participam dos processos de produção de energia.
O IG pode ser classificado com
Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, em menor quantidade ele deve ser consumido, justamente para evitar picos de insulina.
Em 2003, a OMS (Organização Mundial de Saúde) definiu que alimentos com baixo IG diminuem o desenvolvimento de diabetes do tipo 2.
A razão é que eles que auxiliam no controle da liberação de insulina, previnem a obesidade e promovem a saciedade.
Alimentos com baixo índice glicêmico
Alimentos com baixo índice glicêmico não são sempre aqueles que têm baixa quantidade de carboidratos, e alguns exemplos de alimentos com baixo índice glicêmico são:
Frutas com baixo índice glicêmico
A maior parte das frutas tem baixo IG, como a maçã, o kiwi, o morango, a ameixa e os sucos sem açúcar, por exemplo. No entanto, frutas como uva passa e melancia têm um índice glicêmico de médio a elevado, sendo importante não consumi-las juntamente com outros alimentos de alto índice glicêmico.
No entanto, é importante lembrar que apesar das frutas terem baixo IG, não se deve consumir mais de uma porção de fruta por refeição, pois isso aumenta a quantidade de carboidratos e açúcares da refeição, aumentando o índice glicêmico e o efeito na glicemia.
Imagem: Google
Leia também:
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos no nosso novo instagram:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.
As pirâmides, especialmente as do Egito, fascinam a humanidade há séculos. Além de sua grandiosidade…
Imagine seu cérebro como o maestro de uma orquestra: ele rege cada pensamento, emoção e…
A música é uma força invisível que atravessa culturas, gerações e até mesmo a própria…
O jejum prolongado tem ganhado atenção crescente como uma prática que vai além da perda…
O que fazem as cidades serem consideradas as das mais felizes do mundo? A resposta…
A Estrela Michelin é o símbolo máximo de excelência na gastronomia mundial, reconhecendo os restaurantes…
This website uses cookies.