Saúde, Saúde e bem-estar

Quinoa: 10 benefícios para a saúde

Quinoa significa “grão materno” no idioma inca. Ela é originária da Cordilheira dos Andes, e durante os milênios, foi o alimento básico para os povos nativos regionais. 

Uma quinoa – ou quinua, como é conhecida cientificamente – é um pseudocereal que está tomando conta da tabela dos brasileiros nos últimos tempos, principalmente aqueles que estão em busca de uma alimentação mais saudável. Isso porque, além de saborosa, uma quinoa pode ser uma grande aliada nos cuidados com a saúde devido à presença de vários nutrientes em sua composição. 

Logo, ela também é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ômega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo, portanto, uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B.

O “grão” de quinoa é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um “superalimento”, assim como ela passou a fazer parte do cardápio da NASA, ou seja, um dos mais nutritivos de todo o mundo, ultrapassando todos os demais e sendo equipado apenas ao leite materno.

Quer saber mais sobre a quinoa para a saúde? Então, continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre o grão para começar a inserir sua alimentação agora mesmo. 

10 benefícios da quinoa

Confira os benefícios deste “grão” para boa forma e saúde, mostrando como as propriedades da quinoa afetam positivamente a qualidade de vida.

1.Reduz o colesterol

Por conter uma alta concentração de fibras, a quinoa pode ajudar na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Por esse motivo, o grão indiretamente auxiliar na prevenção e combate a doenças cardiovasculares, como hipertensão e arteriosclerose.

2. Ajuda a emagrecer

Rica em proteínas, uma quinoa pode ajudar a causar perda significativa de peso. O seu consumo ajuda a reduzir o apetite, fazendo com que comamos menos, e aumente o metabolismo, facilitando a queima de calorias consumidas nos alimentos.

3. É livre de glúten

Muitos pesquisadores analisam a quinoa como um ingrediente adequado em dietas sem glúten para pessoas que não querem abandonar alimentos básicos como pão e macarrão. Estudos que mostram que o uso de quinoa no lugar de ingredientes típicos sem glúten, como farinha refinada de tapioca, batata, milho e arroz, pode aumentar drasticamente ou valor nutricional e antioxidante da dieta.

4. Controle de açúcar no sangue

O índice glicêmico é uma medida de velocidade com que os alimentos aumentam os níveis de açúcar no sangue. Comer alimentos com alto índice glicêmico pode estimular a fome e contribuir para a obesidade. Esses alimentos também têm sido associados a muitas doenças ocidentais crônicas comuns, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas

5. Ajuda no ganho de massa muscular

É considerado um dos alimentos mais ricos em proteínas do mundo, sendo o principal elemento na dieta de veganos e vegetarianos – que não consomem proteína de origem animal.

A quinoa mostra como um grão extremamente eficaz na formação e manutenção de músculos, ajudando na recuperação de microlesões ocasionais pela prática de atividades físicas. O resultado é um ganho maior de massa muscular e, portanto, silhuetas mais bonitas e saudáveis.

6. Reduz os níveis de colesterol

O teor significativo de fibras pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol. As fibras selecionadas na digestão dos membros biliares que são feitos, em parte, de colesterol. Com uma melhoria da digestão, o fígado absorve o colesterol ou o sangue para criar mais biliares, usando quantidades iguais de LDL ou colesterol ruim.

Um estudo publicado na revista Alimentos Vegetais para Nutrição Humana mostrou que os ratos que foram alimentados com quinoa diminuíram seu colesterol LDL em 57 por cento.

7. Ajuda na perda de peso

Além de ser rica em proteínas, uma quinoa aumenta ou diminui o metabolismo e apetite. Uma alta quantidade de fibra presente na quinoa aumenta a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de ingerir mais calorias.

8. Melhora a saúde do cérebro

Grande fonte de vitaminas C e E, também, do complexo B, como B1, B2, B3 e B6, que são nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, uma quinoa que ajuda a melhorar a saúde do cérebro, atuando no bom funcionamento do sistema nervoso. Os resultados podem ser de menos dores de cabeça e enxaqueca.

9. Rica em antioxidantes

A quinoa é rica em antioxidantes, que são substâncias neutralizadoras de radicais livres (agentes que causam danos ao DNA e envelhecimento precoce). Germinar como sementes aumenta o teor de antioxidantes.

10. Combate a anemia

A quinoa é o segundo grão mais rico em ferro, perdendo apenas para o amaranto. Ainda, é comprovado que ele possui mais quantidade mineral do que feijão. Por esta razão, o alimento pode ser um grande aliado no combate à anemia, que é ocasional, muitas vezes, pela deficiência desse mineral no sangue.

A quinoa pode ser encontrada em três formas: 

  • Grãos: fácil de cozinhar (1 medida de quinoa para 2 de água), pode ser cozinhado como um arroz tão fácil. Existem 3 tipos de grãos – vermelho, branco e preto.
  • Flocos: parecido como uma aveia, pode ser adicionado diretamente no alimento. Combine com salada de frutas, iogurtes, panquecas e shakes.
  • Farinha: pode ser introduzida preparações de bolos, biscoitos, tortas e pães, por exemplo, para aumentar o valor nutricional da receita.

Imagem: Google

Leia também:

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Queixa: Sintomas e tratamento

Câncer de próstata

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.

 

 

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta