A liberação ampla do uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento e até prevenção ao novo coronavírus, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta terça-feira a pasta recomenda o uso dos produtos a pacientes em estado crítico ou casos graves. Ele também disse que não mudará o protocolo antes da evidências científicas sobre a segurança e eficácia da droga para pacientes leves.
Porém, Unidades de saúde começarão a dar o medicamento a pacientes com sintomas leves da doença. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a cloroquina pode ser receitada a pessoas infectadas pelo novo coronavírus e que os médicos devem medir e informar sobre os riscos envolvidos. Segundo Mandetta, o Ministério precisa ‘de um pouco mais de tempo para saber se isso pode ser considerado uma coisa boa ou se tem efeito colateral’.
A preocupação em tratamentos mais ligeiros, segundo ele, é o potencial dos remédios em gerar arritmias cardíacas. “O coração é uma bomba que depende da ativação de um sistema elétrico próprio. Esses medicamentos podem produzir o prolongamento de uma das fases elétricas do coração e propiciar um ambiente favorável a uma arritmia que pode ser potencialmente fatal”, detalhou.
O paciente cotado para o uso do remédio teria de passar por eletrocardiograma, onde seria medido se há risco do desenvolvimento do problema cardíaco e, após tomar o medicamento, seguir em acompanhamento médico. Tudo isso dentro do ambiente hospitalar onde seria possível monitorar toda a evolução do paciente, conforme informaram os especialistas da pasta.
Em relação ao uso experimental em todas as gravidades de Covid-19, inclusive as leves, ele afirmou que ainda faltam dados para embasar a decisão. No caso dos pacientes graves — para os quais o Mandetta já liberou a droga — “os benefícios superam os riscos”. “Estamos lidando com pacientes com potencial de letalidade muito alto”, pontuou.
Imagem: Google
Fonte: Ministro da Saúde
Leia também:
20 hábitos para alcançar o sucesso
Cuidados essenciais contra o Covid-19
Coronavírus: saiba tudo sobre essa doença
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
As tâmaras são frutas exóticas que têm ganhado espaço nas prateleiras de lojas de produtos…
O jejum de ovos, também conhecido como "egg fast" no inglês, é uma prática que…
O contato com a natureza é uma necessidade essencial para o ser humano. Em um…
O ganho de peso é um fenômeno multifatorial, influenciado pela alimentação, hábitos de vida, genética…
Expansão espiritual e evolução da consciência são temas fascinantes e, apesar de parecerem complexos, eles…
O Portal 11/11 é um dos eventos espirituais mais aguardados por místicos, astrólogos e buscadores…
This website uses cookies.