A liberação ampla do uso de cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento e até prevenção ao novo coronavírus, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou nesta terça-feira a pasta recomenda o uso dos produtos a pacientes em estado crítico ou casos graves. Ele também disse que não mudará o protocolo antes da evidências científicas sobre a segurança e eficácia da droga para pacientes leves.
Porém, Unidades de saúde começarão a dar o medicamento a pacientes com sintomas leves da doença. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a cloroquina pode ser receitada a pessoas infectadas pelo novo coronavírus e que os médicos devem medir e informar sobre os riscos envolvidos. Segundo Mandetta, o Ministério precisa ‘de um pouco mais de tempo para saber se isso pode ser considerado uma coisa boa ou se tem efeito colateral’.
A preocupação em tratamentos mais ligeiros, segundo ele, é o potencial dos remédios em gerar arritmias cardíacas. “O coração é uma bomba que depende da ativação de um sistema elétrico próprio. Esses medicamentos podem produzir o prolongamento de uma das fases elétricas do coração e propiciar um ambiente favorável a uma arritmia que pode ser potencialmente fatal”, detalhou.
O paciente cotado para o uso do remédio teria de passar por eletrocardiograma, onde seria medido se há risco do desenvolvimento do problema cardíaco e, após tomar o medicamento, seguir em acompanhamento médico. Tudo isso dentro do ambiente hospitalar onde seria possível monitorar toda a evolução do paciente, conforme informaram os especialistas da pasta.
Em relação ao uso experimental em todas as gravidades de Covid-19, inclusive as leves, ele afirmou que ainda faltam dados para embasar a decisão. No caso dos pacientes graves — para os quais o Mandetta já liberou a droga — “os benefícios superam os riscos”. “Estamos lidando com pacientes com potencial de letalidade muito alto”, pontuou.
Imagem: Google
Fonte: Ministro da Saúde
Leia também:
20 hábitos para alcançar o sucesso
Cuidados essenciais contra o Covid-19
Coronavírus: saiba tudo sobre essa doença
Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol
Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção
Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Diabetes: Doenças e suas complicações
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.