Pele bem-cuidada é sinônimo de pele saudável. Para que isso aconteça na prática, porém, é importante definir e seguir uma rotina diária de cuidados. Limpar, tratar, proteger e, se necessário, maquiar é a sequência perfeita para garantir um ótimo resultado.
Além de remover cravos e espinhas, rejuvenescer e deixar a pele limpa, essa limpeza de pele vai te ajudar a ter um resultado satisfatório no uso da maquiagem.
Confira o passo a passo de como fazer uma limpeza de pele profunda em casa;
8 passos de como fazer limpeza de pele profunda em casa
A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação do filtro solar.
1- Higienizar
A higienização é um dos hábitos diários mais importantes para manter uma pele saudável e bonita, por isso deve ser feita ao acordar e ao dormir.
É muito importante escolher o produto ideal de acordo com as necessidades da sua pele para evitar qualquer desequilíbrio ou efeito rebote, como aumento de oleosidade ou acne.
Higienizar a pele sensível com um sabonete específico minimiza estes problemas e promove sensação de conforto.
2- Vaporizar
A vaporização é importante, pois dilata os poros facilitando a remoção de impurezas e resíduos que se acumulam na pele, decorrentes da exposição à poeira e poluição, uso de maquiagem e cosméticos, células mortas e suor excessivo.
Existem muitas formas de fazer a vaporização da pele. Ela pode ser feita através da exposição ao vapor de água fervida, sauna facial elétrica e até por compressas quentes.
Leia também:
Gelo: truque de beleza que pode fazer milagres
3- Extrair impurezas
Se você tiver espinhas ou cravos, pode removê-los, mas utilizando um papel, tecido, ou mesmo utensílios esterilizados e específicos para esta finalidade. Nunca esprema com as unhas.
4- Esfoliar a pele
A esfoliação é o ato de remover as camadas de células mortas da pele, através de meios físicos (produtos com grânulos) ou químicos (procedimentos com ácidos ou ferramentas específicas). Esse procedimento tem o objetivo de limpar a pele profundamente através do uso de cremes, sabonetes ou óleos específicos que proporcionam essa ação esfoliante.
A esfoliação é um procedimento importante para a pele do corpo e rosto e deve ser feita de 1 vez por semana ou a cada 15 dias.
5 – Aplicação de uma máscara
A máscara é o produto mais versátil entre os de tratamento para o rosto. Ela ainda tem uma vantagem sobre os cremes faciais: sua ação é bem mais potente. Cada tipo tem uma função – hidratar, combater a oleosidade, ajudar com as manchas – e sua aplicação é uma chance de relaxar. Só deve ter cuidado em escolher a máscara ideal para sua pele.
Há opções em diversas texturas gel, creme, pó (para ser misturada com água antes da aplicação), argila e emulsão fluida e com diferentes promessas, como acalmar a pele, clarear manchas, combater a oleosidade e promover a renovação celular.
Aplique de uma a duas vezes por semana, de preferência à noite assim, você aproveita para relaxar enquanto o produto age, o que costuma levar entre 15 e 20 minutos.
Leia também:
Benefícios da Argila para Pele
6- Cremes de Tratamento
Para se livrar de manchas e combater os sinais da idade, nada como adicionar um creme reparador à rotina de beleza. Além de ajudar a renovar a textura da pele, deixando o rosto muito mais luminoso, jovem e livre de áreas escurecidas, esse tipo de produto também conta com ativos que conseguem impedir que novas manchinhas surjam ao longo do tempo – sendo assim, uma boa opção para quem quer prevenir esses problemas.
7- Faça uma hidratação
Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água.
A hidratação é um tratamento profundo da pele, capaz de favorecer a elasticidade, luminosidade e a umidade dos tecidos, mantendo o equilíbrio hídrico da pele. Procedimentos: higienização profunda, aplicação de nutrientes, massagem facial, máscara finalizadora. Existe no mercado diversos produtos de máscaras para hidratação, como também máscaras caseiras bem eficientes.
8 – Proteja sua pele
A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. A exposição solar em excesso também pode causar tumores benignos (não cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma.
Os fotoprotetores, também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer da pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar.
Procure sempre um médico especializado para qualquer tipo de tratamento.beleza
Imagem: Google
Leia também:
Gelo: truque de beleza que pode fazer milagres
Benefícios da Argila para Pele
Ovo: 10 benefícios para sua saúde
Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças
Dengue: causas, tratamento e prevenção
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os artigos de Anatomia de uma leitora? É só colocar seu e-mail.
O vício alimentar é uma condição que transcende a simples vontade de comer. Trata-se de…
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
This website uses cookies.