Beleza

Óleo de coco: Como usar nos cabelos

Óleo de coco: Saiba sobre seus benefícios e as vantagens para todos os fios

O óleo de coco se tornou uma mania nacional e as pessoas passaram a utilizá-lo para diversas funções, como por exemplo na cozinha, na preparação de alimentos e também na rotina de beleza, já que além de todos os benefícios que o óleo de coco pode trazer a saúde, ele também pode ser usado para deixar seus cabelos hidratados e muito sedosos por possuir componentes hidratantes poderosos.

A hidratação é um  tratamento indispensável para combater os danos causados pelo calor excessivo pelo uso de secador e prancha, químicas, poluição e outros fatores externos que agridem os fios. Por isso, a hidratação com óleo de coco é muito recomendada na recuperação dos cabelos.

Desse modo, a hidratação com óleo de coco é uma aliada dos fios, porque o óleo vegetal 100% natural tem uma poderosa ação nutritiva que restaura até os cabelos mais ressecados.

Apesar de não ter nenhuma comprovação científica sobre os benefícios do óleo de coco, porém, os relatos das pessoas e a experiência com o produto são muito positivas. Por isso, antes de começar a aplicar este produto no cabelo, leia com atenção este artigo e descubra como usar corretamente.

Benefícios do óleo de coco para os cabelos

Além do seu super poder hidratante, o óleo de coco possui uma ação oxidante que desacelera o processo de envelhecimento. Isso deixa os fios fortes e saudáveis, o que favorece o crescimento capilar. Confira 12 benefícios do óleo de coco!

  1. Prevenção de danos no cabelo

A aplicação de óleo de coco no cabelo ajuda a reduzir a perda de proteínas em cabelos danificados e não danificados. Isso porque o óleo de coco é rico em ácido láurico, que tem uma alta afinidade pela proteína capilar e penetra facilmente através da haste capilar.

A hidratação ajuda a reduzir a quebra dos fios e a proteger a perda proteica principalmente quando molhado. O uso frequente do óleo de coco fortalece os cabelos e evita a perda proteica como nenhum outro tipo de óleo vegetal é capaz.

2. Tira o frizz

Frizz é sinal de que o cabelo está ressecado e precisa de nutrientes. Como o óleo de coco hidrata, ele também consegue disfarçar o frizz e fazer com que aquele fiozinho arrepiado cresça mais forte e mais alinhado ao restante do cabelo. Essa é uma vantagem para qualquer tipo de cabelo, mas principalmente os cacheados e crespos, que sofrem constantemente com a umidade e, por consequência, com o frizz.

  1. Efeito refrescante

O óleo de coco aplicado diretamente na cabeça e no couro cabeludo tem também um efeito refrescante. Isso pode ajudar a relaxar e aliviar problemas relacionados à sudorese excessiva no couro cabeludo, como caspas e oleosidade.

  1. Retenção de umidade

O óleo de coco é um produto bastante estável que não evapora facilmente. Por esse motivo, ele tem uma alta capacidade de reter a umidade nos fios, deixando o cabelo sempre úmido e macio, o que evita danos.

  1. Combate as  pontas duplas

Sabe quando o cabelo está áspero ao toque, opaco, com as pontinhas duplas. O óleo de coco também pode ser um grande aliado para acabar com esses probleminhas e garantir mais balanço as madeixas. Por isso, se você sofre com pontas duplas e está cansada de ter que aparar as pontas para eliminar o problemas, usar o óleo de coco no cabelo pode ser a solução. Basta massagear o cabelo com uma mistura de óleo de coco com óleo de amêndoas, de preferência, por alguns minutos. Isso vai ajudar a condicionar os cabelos e evitar as indesejadas pontas duplas.

  1. Condicionamento do cabelo

O óleo de coco é um condicionador muito melhor para os cabelos do que qualquer outro condicionador sintético disponível nos mercados. Quando aplicado quente, ele ajuda a manter o cabelo brilhante e macio.

Só tome cuidado para não queimar o couro cabeludo durante a aplicação do produto. O ideal é aplicar o produto à noite e lavar o cabelo na manhã seguinte, o que deixa os cabelos saudáveis, fortes e bem condicionados.

  1. Prevenção de caspas

A caspa geralmente é causada pela proliferação de fungos ou leveduras no couro cabeludo. A presença de ácidos graxos no óleo de coco servem como bons agentes anticaspa, que são bem melhores e mais saudáveis do que produtos contra a caspa sintéticos disponíveis no mercado.

A aplicação regular do óleo de coco no couro cabeludo pode ajudar você a se livrar das caspas. Para potencializar o efeito anticaspa, experimente adicionar óleo de rícino em água morna à mistura e massageie bem o couro cabeludo.

Outra solução é misturar o óleo de coco com óleo de gergelim, aplicar a mistura no cabelo e deixar agir por cerca de meia hora antes de lavar os cabelos.

  1. Finalizador de penteados

Também é possível usar o óleo de coco para finalizar penteados. Isso porque ele costuma se condensar quando resfriado, ficando parecido com um gel ou creme. Por esse motivo, ele pode ser usado para conservar um penteado especial.

  1. Tonificação do cabelo

O óleo de coco ajuda a tonificar os fios, especialmente se você tem cabelos secos. A sugestão é aplicar uma mistura quente de óleo de coco com óleo de lavanda no couro cabeludo à noite e lavar o cabelo na manhã seguinte. É possível repetir o processo quantas vezes quiser para potencializar os resultados.

  1. Hidrata cabelos com coloração

Quem pinta os cabelos sabe que os fios podem ficar ressecados algum tempo depois da coloração, e o óleo de coco também é curinga para driblar o aspecto seco. Quem é loira ou tem mechas claras, por exemplo, pode apostar no produto sem medo, mas para evitar que os fios fiquem amarelados, a dica é misturar o óleo na máscara de hidratação ou reconstrução, ou no shampoo matizante. Assim, a cor fica intensa e os fios hidratados.

  1. Protege ao ressecamento do shampoo

Essa é uma vantagem e tanto para os cabelos crespos e cacheados: o óleo de coco protege os fios do ressecamento do shampoo. Quem tem esse tipo de cabelo sabe que o shampoo, por ser higienizante, pode remover a oleosidade natural do cabelo. Assim, o óleo de coco, quando aplicado antes de entrar no banho, pode selar os fios e impedir que o shampoo tire oleosidade além do necessário.

  1. Proteção solar

Estudos científicos indicam que o uso de óleo de coco pode proteger o couro cabeludo da radiação ultravioleta proveniente do sol. Isso porque ele apresenta um fator de proteção solar de cerca de 8, que pode ajudar a proteger o cabelo da luz solar.

Óleo de coco nos vários tipos de cabelo

As cacheadas e crespas são as maiores apaixonadas pelo óleo de coco, mas todo tipo de cabelo pode tirar vantagem do componente: lisos, ondulados, com coloração ou químicas de alisamento.

  • Cabelo loiro

A aplicação do óleo de coco no cabelo loiro traz diversos benefícios, sendo o mais visível o destaque da tonalidade. Muitas pessoas que pintam o cabelo dessa cor reclamam do desbotamento e do ressecamento dos fios. O óleo de coco promete eliminar esses problemas, deixando os cabelos bem hidratados, brilhantes e tonalizados.

  • Cabelo Cacheado

O óleo de coco no cabelo cacheado traz benefícios para os cachos. A hidratação intensa ajuda a deixar os cachos mais definidos e saudáveis.

  • Cabelo Crespo

Por fim, usar o óleo de coco no cabelo crespo ajuda a suavizar e hidratar as madeixas e a diminuir o frizz e a quebra dos fios, problemas muito comuns nesse tipo de cabelo.

Como usar

Para obter melhores resultados, o ideal é aquecer o óleo de coco antes da aplicação com cuidado para não queimar o couro cabeludo e aplicar o produto sobre toda a extensão do cabelo, desde o couro cabeludo até o comprimento dos fios.

Como vimos, o óleo de coco pode ser usado para diversos fins, seja para condicionar, para desembaraçar ou para hidratar.

  • Condicionador

Se você deseja condicionar os cabelos, lave o cabelo normalmente e depois aplique o óleo de coco no cabelo, penteando as madeixas para garantir que ele atinja todo o cabelo. Se seu cabelo é oleoso, não aplique na raiz.

  • Desembaraçador

Para ajudar a desembaraçar os cabelos, o óleo de coco pode ser aplicado após a lavagem com shampoo e condicionador com o cabelo ainda molhado. Além disso, a aplicação do óleo após a lavagem também traz benefícios como maciez, suavidade, nutrição e brilho.

  • Finalizador

O óleo de coco pode ser utilizado como finalizador por possuir propriedades que ajudam a hidratar e modelar o seu cabelo. Neste caso ele dá aos fios um aspecto macio e brilhante.

Para utilizar o óleo de coco como finalizador você deve aplicar uma pequena quantidade do produto na palma das mãos e friccioná-las uma contra a outra, afim de obter uma camada fina do óleo. Atenção! Neste caso a quantidade deve ser bastante reduzida para que o cabelo não fique pesado. Depois passe delicadamente as mãos nos cabelos para que o óleo seja absorvido, dando uma maior atenção para as pontas, onde geralmente existem pontas duplas.

Para as cacheadas também vale misturar um pouco do óleo de coco com água e colocar em um borrifador. Essa dica é ótima para “day after”, que é o dia seguinte a lavagem do cabelo e que ele precisa de uma nova modelação.

  • Protetor

Também é possível aplicar o óleo de coco no cabelo antes da lavagem com o shampoo ou outros produtos que podem acabar danificando-o. Isso porque o cabelo, quando molhado, está mais propenso a sofrer danos em sua estrutura e a aplicação de óleo de coco pode ajudar a evitar esses danos, pois atua fortalecendo os cabelos e protegendo a região do couro cabeludo.

Assim, para obter um efeito de proteção durante uma lavagem mais pesada, aplique o óleo de coco no cabelo antes de lavar os fios.

Cuidados

O uso de óleo de coco no cabelo é considerado seguro, porém é preciso ter alguns cuidados. O primeiro deles tem relação com a temperatura. Apesar de ser indicado usar o óleo quente, é preciso tomar cuidado para não se queimar e nem ferir o couro cabeludo, que é uma região bem sensível.

Todas as técnicas descritas anteriormente podem ser usadas regularmente, mas o uso diário ou em grande quantidade por aplicação não é indicado, pois isso pode deixar o seu cabelo e couro cabeludo muito oleosos, principalmente se ele já produz muito sebo naturalmente.

Se esse é seu caso, evite aplicar muito produto no couro cabeludo e foque no comprimento dos fios ou diminua a frequência de aplicação. Isso vai garantir a nutrição adequada e evitar oleosidade excessiva.

Tomando essas precauções, o uso de óleo de coco é liberado para todos os tipos de cabelo e os benefícios serão surpreendentes.

Onde comprar

O Óleo de coco é muito fácil de encontrar em casas de produtos naturais e também na internet, onde os preços são melhores.  Mas fique de olho na procedência dos óleos! Abaixo tem os links, de alguns produtos para os cabelos, assim como o óleo de coco,  além de confiável o preço é ótimo!

ÓLEO DE COCO 100% EXTRA VIRGEM – americanas,com 

Shampoo Vegan com Óleo de Coco e Oliva 500 ml,

Óleo Vegetal Coco, Amend, 220 g

Óleo Reparador QOD City Coco Boom 60ml – Incolor – Zattini

 

Leia também:

Limão: Conheça seus poderes

Água termal: conheça seus benefícios

Como fazer uma esfoliação caseira com café

Siga-nos no nosso novo instagram:

Blog de uma leitora

Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta