Resenha: 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
Sinopse: O propósito deste livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. ‘1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil’ é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.
O livro aborda todo o protagonismo envolvendo a família real desde 1784, isto é, cinco anos antes da Revolução Francesa até 1808. Recheado de histórias, a situação da corte em Portugal, a invasão das tropas francesas sob o comando de Napoleão em terras portuguesas e todo o plano de fuga para o Brasil, a contar do embarque no Porto e a escolta inglesa protegendo os portugueses.
O enredo mostra como esse país recebeu e se enriqueceu de cultura, arte, prestígio e soberba quando Dom João VI, acompanhado de sua mãe, Dona Maria conhecida como a louca e de seus consanguíneos juntamente com uma parte da corte portuguesa atracaram no litoral brasileiro.
Especialmente esse obra elaborada, esclarecedora de fatos obscuros de nossa história recente. Expõem, profundamente buscado nos fatos históricos, não somente o centro da questão, mas abrange todo contexto da época tanto no Brasil, como na Europa.
Contudo, a obra 1808 revela curiosidades, conquistas, decepções e segredos que deram forma a momentos marcantes e decisivos ao Brasil, no qual viveu um dos períodos mais apaixonantes e revolucionários de sua história.
É um excelente livros, porém há uma grande quantia de informações, todas são de maioria fatos da época, mas há também muitas informações desnecessárias, o que acaba deixando o texto ficam um pouco cansativo.
Um livro de fácil leitura, perfeito para quem gosta de história e gostaria de ler um pouco mais sobre esse período e conhecer melhor o Brasil imperial.
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? Então aperte o botão seguir! É só colocar seu e-mail, prometo não encher sua caixa de entrada
Beijocas e Boa leitura!!
Leia também outras resenhas:
RESENHA: CREPÚSCULO DE STEPHENIE MEYER
A Sutil arte de ligar o foda-se
Você já se perguntou se pessoas ambidestras pensam diferente? Quem usa as duas mãos com…
As pirâmides, especialmente as do Egito, fascinam a humanidade há séculos. Além de sua grandiosidade…
Imagine seu cérebro como o maestro de uma orquestra: ele rege cada pensamento, emoção e…
A música é uma força invisível que atravessa culturas, gerações e até mesmo a própria…
O jejum prolongado tem ganhado atenção crescente como uma prática que vai além da perda…
O que fazem as cidades serem consideradas as das mais felizes do mundo? A resposta…
This website uses cookies.