Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. “Um livro maravilhoso.” – The Guardian “Intenso e perturbador […] pode-se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época.” – USA Today “Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição.” – The Irish Independent
O cenário do livro é a Segunda Guerra, Bruno, um garoto de 9 anos, vivia uma vida feliz e alegre em Berlim, em que brincava com seus amigos e morava em uma casa grande. Até que seu pai, oficial nazista, anunciou que por conta do trabalho sua família teria que se mudar para o interior.
Foi um momento difícil da vida de Bruno, visto que ao chegar no local da sua nova casa, o garoto fica isolado, triste e incrédulo com aparência do lugar, pois era cercada e vivia cheia de soldados. Da janela de seu quarto dava para ver uma “fazenda” cheia de pessoas com pijamas listrados.
Levado pelo tédio e pela curiosidade, Bruno resolve explorar a área da sua casa, para ver se encontra algo interessante. Em uma dessas explorações, o garoto encontra um menino que morava do outro lado da cerca cujo nome era Shmuel, prisioneiro do campo com família.
A amizade dos garotos se torna forte e todos dos dias eles se encontravam no mesmo lugar, e Bruno trazia comida para o novo amigo, no qual contava como era horrível e difícil de viver naquele ambiente.
Separados por uma cerca que se perde no horizonte, dividindo dois mundos e dois povos, os meninos nutriram uma relação de grande amizade secreta que vai levá-los ao encontro de uma dura realidade.
A obra traz a história do período do holocausto sob perspectivas diferentes da realidade. A história do nazismo contada pelo menino Bruno, com toda a inocência e curiosidade inerentes à infância, nos constrange em amor. No romance, sofremos com essa pesada história de amizade, de reencontro com nossa essência de buscar o bem, sem as complexas relações humanas que levam a separar os dois meninos por uma cerca, onde um tem uma vida de príncipe, enquanto o outro destina-se à morte quase certa, após sofrimentos tão já explorados e jogados em nossa cara.
“O menino do pijama listrado” é um livro impressionante, com uma leitura clara e delicada. Bem escrito, que nos envolvente em um enredo que causou um dos maiores genocídios da história da humanidade. É impossível ler essa grande obra sem chorar, dado que não se espera o desfecho, o que torna este leve livro ainda mais impactante.
Esse livro virou filme. E ambos, livro e filme, tornam impossível sair intacto desta emocionante história.
Assista o vídeo no nosso novo canal do Youtube:
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? Então aperte o botão seguir! É só colocar seu e-mail, prometo não encher sua caixa de entrada
Beijocas e Boa leitura!!
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.
View Comments
Eu amo esse livro e o filme então ♥ Um história muito triste mas que nos abrem os olhos sobre esse período triste na história mundial, amei o post.
Hey Ray! Tudo bem?
Esse livro é muito bem falado, mas nunca o li.
Adorei a sua resenha sobre ele.
Um grande abraço,
Thamiris
| Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |
Que resenha linda! Eu li esse livro e assisti ao filme para um trabalho na época do ensino médio. Gostei muito do post!
É um livro que tenho muita vontade de ler, confesso, mas ainda não consegui oportunidade, infelizmente! Sua resenha está muito bacana! Amei ler os detalhes que coloca, bem como a sutileza na forma como nos apresenta a trama!
Beijos!
Eu já assisti o filme e toda vez que assisto novamente eu me acabo em lágrimas. É uma história muito chocante e impossível de não se comover com o que acontece...
Não tenho nem palavras pra descrever o que esse livro/filme e história significam pra mim, viu? eu amei, chorei e choro sempre que vejo, rs.
Essa história é impactante, não dá pra não chorar lendo o livro ou vendo o filme.
Beijos