Saúde

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Dengue, zika e chikungunya 

Três doenças, um só mosquito. 

Os vírus que causam essas doenças são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Elas apresentam sinais e sintomas parecidos, mas têm níveis de gravidade diferentes e não há tratamento específico. Recentemente, o Ministério da Saúde confirmou a relação do vírus Zika com os casos de microcefalia em bebês. 

Hoje vamos falar especificamente sobre a dengue.

O que é Dengue?

A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Atualmente, a vacina é a melhor forma de prevenção da dengue.  

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. 

A doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte. 

Tipos

O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmos sintomas. 

Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves da dengue, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue 

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea. 

Sintomas da Dengue

Os principais sintomas da dengue são: 

  • Febre alta > 38.5ºC.
  • Dores musculares intensas.
  • Dor ao movimentar os olhos.
  • Mal estar.
  • Falta de apetite.
  • Dor de cabeça.
  • Manchas vermelhas no corpo.

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele. 

Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

São sinais de alarme da dengue os seguintes sintomas: 

  • Dor abdominal intensa e contínua, ou dor à palpação do abdome.
  • Vômitos persistentes.
  • Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico).
  • Sangramento de mucosa ou outra hemorragia.
  • Aumento progressivo do hematócrito.
  • Queda abrupta das plaquetas.

Diagnóstico da dengue

O diagnóstico da dengue é clínico e feito por um médico. É confirmado com exames laboratoriais de sorologia, de biologia molecular e de isolamento viral, ou confirmado com teste rápido (usado para triagem). 

O Ministério da Saúde pública quinzenalmente boletins com dados nacionais sobre a situação epidemiológica da dengue 

Tratamento

Não existe medicamento específico contra a dengue, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de remédios para dor ou febre, prescritos pelo médico. 

A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento: 

  • fazer repouso;
  • ingerir bastante líquido (água);
  • não tomar medicamentos por conta própria;
  • a hidratação pode ser por via oral (ingestação de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);
  • o tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.

Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Melhoral, AAS) e anti-inflamatórios, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

Prevenção

Uma forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros. Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia (por exemplo: bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos). 

Observe o ambiente em que você vive. 

Eliminar os criadouros do mosquito é a melhor estratégia para evitar essas doenças.

 

Link importante 

http://www.dengue.sc.gov.br/ 

https://www.bio.fiocruz.br/index.php/dengue-sintomas-transmissao-e-prevencao 

http://www.dengue.pr.gov.br/

 

 

 

Anatomia

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

View Comments

  • Seu post muito importante a dengue ainda continua assustando muitas as pessoas, e a melhor forma de diminuir é a prevenção, gostei muito das informações contidas aqui no post, bjs.

  • Esse post devia ser divulgado em páginas gigantes que só postam besteira e não se atentam de alertar a população sobre problemas que realmente existem. Obrigada por ter me feito ter um conhecimento sólido em menos de 5 minutos de leitura. Agora mais que nunca vou levar a sério campanhas contra a dengue. Um beijo!

  • A única pessoa aqui em casa que teve dengue foi o marido, e tadinho, sofreu muito. Por isso devemos ter muitos cuidados e compartilhar esse post é super importante.

  • É necessário sempre falarmos sobre esse assunto, pois sempre tem alguém desinformado, seu post é de vital imporância! Bjs ❤️

  • Excelente post! Muito bom alertar as pessoas sobre os riscos da Dengue. Essa doença é grave e as pessoas precisam principalmente se conscientizar de que é preciso eliminar os criadouros do mosquito, pois só isso poderá acabar com a infestação do mosquito.

  • Post muito interessante! Já rolaram várias epidemias de dengue aqui em Pernambuco, e é preciso ter mais consciência a respeito deste problema.

  • É muito ruim fiar com dengue, além de perigoso. Meu esposo ficou uma vez e sofreu bastante! Por isso o melhor a se fazer é trabalhar na prevenção, assim conseguimos manter o mosquito da dengue bem longe.

Recent Posts

20 Alimentos Que Parecem Saudáveis, Mas Não São

Na busca por uma alimentação mais equilibrada, muitos de nós acabamos consumindo produtos que consideramos…

24 minutos ago

Gelatina: Benefícios e Impacto na Saúde

A gelatina é um alimento amplamente conhecido e consumido em diversas partes do mundo, tanto…

1 dia ago

Frequência: Como elevar e Atrair Abundância Segundo Bashar

A ideia de frequência é central no universo das leis energéticas e espirituais. Segundo Bashar,…

5 dias ago

5 Fatos Sobre o Cérebro: Que Vão te Surpreender

5 Fatos Rápidos Sobre o Cérebro Que Vão te Surpreender. O cérebro humano é um…

1 semana ago

Tâmaras: O Doce da Natureza com Inúmeros Benefícios

As tâmaras são frutas exóticas que têm ganhado espaço nas prateleiras de lojas de produtos…

2 semanas ago

Jejum de Ovos: Como Fazer e Quem Deve Evitar

O jejum de ovos, também conhecido como "egg fast" no inglês, é uma prática que…

2 semanas ago

This website uses cookies.