Biografia é um gênero textual no qual são narrados fatos da vida de uma pessoa. Podem ser contadas histórias de grandes personalidades ou de pessoas comuns.
Portanto, são obras que vão a fundo na vida do biografado, revelando, assim, detalhes da intimidade dessas celebridades, tornando-as mais humanas aos olhos dos fãs e admiradores. Com o poder de nos colocar presentes em determinados dias, cenas e situações, passamos a adquirir visões ricas e interessantíssimas de biografia. Além disso, passamos a refletir a respeito da nossa própria vida.
Confira abaixo os melhores livros de biografia de grandes personalidades.
1- Einstein – sua vida, seu universo – Walter Isaacson (Autor)
A biografia de Albert Einstein baseia-se numa coleção de cartas divulgadas em 2006, vinte anos depois da morte de sua enteada, conforme ela determinou em testamento. Escrita pelo jornalista Walter Isaacson e amplamente elogiada pela crítica, revela um Einstein avesso a qualquer tipo de dogma. Foi esse espírito rebelde que permitiu o nascimento da teoria que revolucionaria a física. O conteúdo das cartas desnuda a vida íntima de uma mente genial. Um homem simples e afável, mas ao mesmo tempo impertinente e distante, Einstein mantinha relacionamentos pessoais difíceis, segredos e casos extraconjugais, além de desprezar a guerra e se divertir com a aura de celebridade. Livre de amarras, Einstein podia explorar sua curiosidade, traço fundamental de sua personalidade e, em suas próprias palavras, essencial para seu brilhantismo; ‘Einstein – Sua vida, seu universo’ nos revela o menino curioso, o estudante genial e insolente que se apaixona pela colega de curso, o funcionário do escritório de patentes que revoluciona a física, o homem atormentado por problemas conjugais, o pai muitas vezes ausente, o físico por fim reconhecido no mundo todo, o militante pacifista e sua busca frustrada pela ‘teoria do campo unificado’ – uma solução matemática que explicasse as idiossincrasias da recém-nascida mecânica quântica, fruto de uma idéia sua.
2- Freud – Uma vida para o nosso tempo – Peter Gay (Autor)
A incrível biografia de Freud. Este livro pretende ser uma viagem pelo mundo de Sigmund Freud- a família, as relações, a cidade onde viveu, a formação, as dificuldades profissionais, inovações teóricas, os casos clínicos, a vida produtiva e o contexto social e histórico em que ela foi vivida.
Ao examinar as paixões, sondar o intelecto e expor as teorias de Freud, Peter Gay construiu a biografia definitiva do criador da psicanálise.
3- Leonardo da Vinci- Walter Isaacson (Autor)
Com base em milhares de páginas de cadernos surpreendentes de Leonardo da Vinci e novas descobertas sobre sua vida e obra, Walter Isaacson “habilmente revela um Leonardo íntimo” (San Francisco Chronicle) em uma narrativa que conecta sua arte à sua ciência. Ele mostra como a genialidade de Leonardo se baseava em habilidades que podemos aprimorar em nós mesmos, como a curiosidade apaixonada, a observação cuidadosa e uma imaginação tão lúdica que flertava com a fantasia.
Ele produziu as duas pinturas mais famosas da história, A Última Ceia e a Mona Lisa. Com uma paixão que às vezes se tornava obsessiva, ele buscou estudos inovadores de anatomia, fósseis, pássaros, coração, máquinas voadoras, botânica, geologia e armamento. Ele explorou a matemática da ótica, mostrou como os raios de luz atingem a córnea e produziu ilusões de mudanças de perspectiva em A Última Ceia. Sua habilidade de estar na encruzilhada das humanidades e das ciências, tornada icônica por seu desenho do Homem Vitruviano, fez dele o gênio mais criativo da história.
4- Lincoln – Doris Kearns Goodwin (Autor)
O livro que inspirou o filme homônimo de Steven Spielberg, vencedor do Oscar Ao fazer uma análise do estilo de liderança de Abraham Lincoln, da maneira como ele entendia o comportamento humano e das alianças que construiu em seu governo, a premiada historiadora Doris Kearns Goodwin escreveu uma detalhada biografia de um dos mais emblemáticos presidentes norte-americanos. Um livro fundamental para o entendimento da Guerra Civil Americana e seus principais personagens.Além de esmiuçar o caráter e a carreira de Abraham Lincoln, a autora relata também a história dos homens extraordinários que foram seus rivais na indicação para a candidatura à presidência pelo Partido Republicano em 1860: o senador de Nova York William H. Seward, o governador de Ohio Salmon P. Chase, e o sábio e ilustre estadista do Missouri Edward Bates. Seward seria nomeado secretário de Estado, Chase, secretário do Tesouro, e Bates, secretário de Justiça.Nos turbulentos anos 1850, cada um desses homens almejou a presidência dos Estados Unidos enquanto o conflito sobre a escravidão escalava até alcançar inevitavelmente a secessão e a guerra civil. A vitória de Lincoln, conforme mostrou Goodwin, foi resultado de uma força de caráter forjada pela experiência que o colocava acima de seus outros concorrentes, mais privilegiados e bem-sucedidos. Venceu porque possuía a habilidade extraordinária de se colocar no lugar de outros homens, viver o que viviam, entender suas motivações e seus desejos.O crescimento do gênio político de Lincoln é revelado na impressionante abundância de documentos deixados por esses concorrentes transformados em colaboradores. Seus diários, declarações a terceiros e cartas trocadas com familiares, amigos e contemporâneos fornecem incontáveis informações e lembranças que tornam a abordagem de Doris coletiva, comparativa e, portanto, totalmente original.A autora mostra também como Lincoln lidou com as terríveis privações de sua infância, a morte dos filhos e com o horror em que a nação inteira foi mergulhada durante a Guerra Civil que acabou com a escravidão no país.Uma obra completa e original, que acompanha a vida e os relacionamentos de Lincoln, e como suas experiências moldaram a presidência mais emblemática dos Estados Unidos. “O mais rico e detalhado relato sobre a Guerra Civil americana.” Los Angeles Times “Um estudo elegante e preciso, que descreve de maneira brilhante como Lincoln forjou um time que preservou a nação e libertou os Estados Unidos da escravidão.” The New York Times Book Review
5- A autobiografia de Martin Luther King – Clayborne Carson (Autor)
Com base em arquivo inédito de textos autobiográficos do próprio King, incluindo cartas e diários não publicados, assim como filmes e gravações, Clayborne Carson – historiador da Universidade Stanford e diretor do Martin Luther King Jr. Research and Education Institute – cria um inesquecível retrato em primeira pessoa do grande líder.
6- A cor da liberdade: Os anos de presidência- Nelson Mandela (Autor), Mandla Langa (Autor)
A cor da liberdade é a emocionante sequência do best-seller mundial Longa caminhada até a liberdade, volume inicial das memórias de Nelson Mandela. Em 1994, Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente de uma África do Sul democrática. Desde o início, ele estava comprometido em servir apenas um único mandato de cinco anos. Durante a sua presidência, ele e o seu governo garantiram que todos os cidadãos da África do Sul se tornassem iguais perante a lei, e Mandela estabeleceu as bases para transformar um país destruído por séculos de colonialismo e apartheid em uma democracia plenamente funcional. História dos anos presidenciais de Mandela, A cor da liberdade tem como base principal as memórias que ele começou a escrever quando se preparou para deixar o cargo, mas não pôde terminar. O aclamado escritor sul-africano Mandla Langa completou a tarefa, usando o rascunho inacabado e as notas detalhadas que Mandela fez à medida que os acontecimentos se desenrolaram, além de um rico material de arquivo inédito. Com o prólogo da viúva de Mandela, Graça Machel, o resultado é um relato vívido e inspirador da criação de uma nova democracia – a história de um país em transição e os desafios que Mandela enfrentou para tornar realidade a sua visão de uma África do Sul liberada.
7- Steve Jobs – Walter Isaacson (Autor)
Este livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs – e entrevistas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida deste empresário, cuja paixão pela perfeição e cuja energia contribuíram para seis indústrias – a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.
8-Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras – Andrew Morton (Autor)
Em 1997, a trágica morte da princesa Diana fez com que o mundo parasse para analisar a importância que ela teve para todos. Momentos como o casamento de conto de fadas, o nascimento de seus dois filhos e a separação do príncipe Charles foram acompanhados atentamente pelo público; no entanto, poucos conheciam a história por trás de todo o glamour que reveste um membro da família real – a infância difícil, as traições sofridas durante o casamento e o sentimento de impotência que a princesa sentia. ‘Diana – Sua verdadeira história em suas próprias palavras’ é a única biografia escrita com a colaboração da princesa, a partir de fitas gravadas e enviadas para o autor Andrew Morton.
9- Darwin- Paul Johnson (Autor)
A carreira revolucionária de Darwin é o principal objeto de estudo para o historiador Paul Johnson neste livro. Johnson investiga a vida do cientista e seus trabalhos brilhantes. O livro aborda desde o nascimento de Charles Darwin até a publicação de sua principal obra, ‘A origem das espécies’, passando por várias etapas da vida desse gênio.
A ultima biografia da lista dos 10 melhores. Os fins estão nos meios como a árvore na semente”, costumava dizer Mahatma Gandhi, cujos ensinamentos guiaram a trajetória de figuras notáveis do nosso tempo como Martin Luther King Jr, Nelson Mandela e Dalai Lama, que se tornaram seguidores e propagadores da não violência e da cultura de paz. O livro “Autobiografia – Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade”, que a Palas Athena Editora relança em outubro com o apoio financeiro do Ministério da Cultura do Governo da Índia, narra a saga empreendida pelo grande líder indiano, na construção diária desses e de outros conceitos que fundamentam seu pensamento. É surpreendente acompanhar, na voz do próprio Gandhi, todas as dificuldades que enfrentou em sua luta de 40 anos pela independência da Índia. Ele não se furta a confessar seus tropeços, a expor suas fragilidades, envolvendo o leitor nessa fascinante aventura em busca da verdade, em que a coerência entre discurso e ação aparece como principal valor. Mestre dos paradoxos, Gandhi evitava as conclusões simplistas, os reducionismos excludentes, o senso comum que atende oportunismos sem medir consequências. Página por página, o tímido e franzino adolescente Mohandas Gandhi vai acolhendo diferentes visões de mundo, revelando suas perplexidades, vivenciando as variadas experiências intelectuais e religiosas até se transformar no Mahatma Gandhi, o porta-voz daqueles que nunca são ouvidos e, mais tarde, num dos maiores líderes da humanidade.
Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:
Leia também resenhas de livros:
10 melhores livros da atualidade
Conheça os benefícios da leitura para o cérebro
RESENHA: CREPÚSCULO DE STEPHENIE MEYER
A Sutil arte de ligar o foda-se
Aproveite que você já conhece os benefícios da leitura e veja os últimos lançamentos dos livros de fantasia que separamos para você. Clique aqui :
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.