A corrida é um esporte cujo número de adeptos cresce, principalmente nas grandes metrópoles do mundo. O livro conta uma experiência real vivida pelo autor, um jornalista e corredor – formado em Harvard, trabalhou Associated Press e é editor da revista Men’s Health. Ele conta sobre um “probleminha” no joelho que quase fez o abandona as corridas. Foi quando ele descobriu a tribo tarahumara, no México, um povo que literalmente se esconde no deserto, para descobrir como esses indivíduos conseguem correr por dias seguidos, sem treinamento, sem se machucar e com grande alegria.
O autor aborda vários aspectos da corrida, entremeando o livro com ótimas narrativas sobre a vida dos índios Tarahumara, considerados os melhores corredores do mundo. Reclusos ameríndios conhecidos por sua capacidade de ultra corredores. Um povo gentil, tímido, fascinante não só pelos seus superatletas, que chegam a correr mais de 48 horas sem parar (muitas vezes descalços) e ultrapassar ultramaratonistas, mas especialmente pela maneira como vivem, sem brigas, traições, inveja ou orgulho.
Nessa jornada, somos apresentados às histórias de atletas fantásticos e reais, que além de serem ultramaratonistas são pessoas de muita garra e persistência. Há diversos relatos impressionantes que envolve, saúde, resistência, força, ultramaratonas e o amor pela corrida. Algumas passagens são tão incríveis, que tinha impressão de estar lendo uma ficção, mas não, tudo aquilo aconteceu mesmo.
Obra é rica e envolvente. Apresenta de maneira fluída diversos estudos sobre os primórdios da arte humana de correr, além de outros estudos sobre fisiologia humana e nutrição. Tudo mergulhado em uma narrativa incrível e de tirar o fôlego.
A leitura é obrigatória aos amantes da corrida de tudo o mundo. Apesar de estar focado aos corredores, porém trata-se de uma leitura que encantará a todos, pelo tema amplo, pela história de superação, pela habilidade de Christopher McDougall ao contar sua aventura. No entanto, ao mesmo tempo, não tenho dúvidas de que para quem ama correr, a leitura será memorável, como também, para quem pensa em um dia correr e sempre deixa para depois, com certeza terá uma grande motivação.
Autor: Christopher McDougall
Editora: Globo Livros; Edição: 1ª (1 de abril de 2010)
Número de Páginas: 384 páginas
Categoria: Biografia
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? Então aperte o botão seguir! É só colocar seu e-mail.
As tâmaras são frutas exóticas que têm ganhado espaço nas prateleiras de lojas de produtos…
O jejum de ovos, também conhecido como "egg fast" no inglês, é uma prática que…
O contato com a natureza é uma necessidade essencial para o ser humano. Em um…
O ganho de peso é um fenômeno multifatorial, influenciado pela alimentação, hábitos de vida, genética…
Expansão espiritual e evolução da consciência são temas fascinantes e, apesar de parecerem complexos, eles…
O Portal 11/11 é um dos eventos espirituais mais aguardados por místicos, astrólogos e buscadores…
This website uses cookies.
View Comments
E as soluções para os nossos problemas surgem de onde a gente menos espera né? Acredito que junto aos índios ele deve ter encontrado, se não a cura, pelo menos uma forma de continuar correndo.
Esse deve ser um livro incrível!
Olá, tudo bem?
Eu confesso que não conhecia o livro "Nascido para correr", eu não tenho o hábito de correr, mas para quem ama esse livro deve ser um prato cheio, deve ser uma bela leitura. Achei interessante que até sobre os índios a obra fala. Adorei a sua publicação!
Abraço!
Que legal, já me interessou por ser uma história verdadeira. Entrou pra minha lista!
Beijos <3
Hey!
Que livro show! Quando Que estava no ensino médio minha professora de sociologia costumava falar bastante sobre os índios. Como cada tribo tem seus ritos e costumes e achei bem legal os índios que tem nesse livro. Engraçado como algumas coisas que pessoas levam a vida treinando, eles fazem de forma tão... tranquila, né?
Não é meu estilo de leitura, mas gostei bastante da sua resenha.
Beijos!