2006.A jornalista Sarah Monteiro volta de férias à Londres. Ao chegar em casa, encontra estranhos documentos à sua espera: uma lista em que figuram vários nomes e uma mensagem cifrada. A partir desse momento, sua vida passa a correr riscos iminentes, e ela se vê imersa em uma trama em que estão envolvidos membros sem escrúpulos de Igreja, políticos corruptos e mercenários dispostos a vender sua alma a quem pagar mais.
Para muitos, é chegado o momento da verdade: o que realmente aconteceu durante os breves dias de pontificado de João Paulo I? Que planos foram contrariados de maneira tão abrupta naquela noite fatídica em que ele recebeu a lista secreta de nomes? E, em suma, a quem poderia interessar a morte do pontífice?
A jornalista Sarah Monteiro, filha de pais portugueses, mas que mora em Londres, Inglaterra, ao voltar de férias, ao chegar em casa, descobre que sua bagagem foi violada e suas coisas totalmente reviradas, mas aparentemente nada foi levado e encontra em sua correspondência, alguns documentos enigmáticos. Entre eles, uma lista com alguns nomes, inclusive o de seu pai, e uma mensagem codificada.
A partir daí, Sarah se vê em meio a um turbilhão de acontecimentos e revelações sobre política e religião, que imediatamente colocam sua segurança e sua vida em risco. Tudo porque tais documentos estão intimamente ligados à morte do papa João Paulo I, pouco mais de um mês após o conclave, em 29 de setembro de 1978.
Depois de uma breve conversa enigmática com seu pai pelo telefone e devido a lista, a vida de Sarah está em risco, pois passa a ser perseguida, ser saber exatamente o porquê e por pessoas que querem prejudicá-la a qualquer custo.
No meio de toda essa confusão, Sarah terá ajuda de Rafael, um misterioso amigo de seu pai que também está fugindo e tentando se manter vivo. Rafael, personagem que, a meu ver, é a mais carismática do livro porque nunca sabemos bem quem ele é na realidade, paira uma aura de mistério sobre esta personagem e, é um homem bastante interessante e charmoso.
A obra aborda a polêmica morte do papa João Paulo I, da qual o Vaticano afirmou ser por causas naturais, porém existem muitas teorias conspiratórias de que ele foi, na verdade, assassinado. Repleto de personagens maliciosos, espertos – e acima de tudo, misteriosos, a narrativa se apresenta como um enorme quebra-cabeças, do qual algumas peças chave vão sendo liberadas ao leitor ao longo das páginas. No início é difícil juntar todas as peças e imaginar como todas se encaixam, mas ao chegar no final do livro é possível ver a figura toda e como uma pessoa ou uma situação está ligada ao todo.
O autor português consegue englobar em sua obra muitos assuntos polêmicos como religião, corrupção dentro da Santa Igreja, financiamento do terrorismo, os Arquivos Secretos do Vaticano, lojas maçônicas, envolvimento da CIA – e também da máfia italiana – com o Vaticano, apenas para citar alguns. Em certos momentos da leitura ficou realmente difícil distinguir se o que eu estava lendo era uma história de ficção ou documentário.
O livro apresenta uma narrativa peculiar, cheia de revira- voltas, do início ao fim, porém bastante descritiva, que eu confesso, achei muito interessante e, muitas vezes, interessante, mas que pode tornar cansativa a leitura, em determinados momentos.
De uma maneira geral, adorei o livro, ele é extremamente surpreendente e envolvente. As pistas para desvendar uma trama repleta de ação, mistério, suspense, que são reveladas aos poucos e a conclusão só acontece nas últimas páginas.
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais.
Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? Então aperte o botão seguir! É só colocar seu e-mail, prometo não encher sua caixa de entrada.
Beijocas e Boa leitura!!
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
As distrações do mundo não são aleatórias. Elas são criadas para capturar sua atenção, e…
O corpo humano é uma máquina fascinante, cheia de mistérios que desafiam a lógica. Por…
This website uses cookies.
View Comments
Oi minha linda, tudo bem? Gostei da resenha do livro O Último Papa. Sucesso no blog.
- Stephany Story
Xoxo S
Muito Obrigada pelo comentário!
Boa semana!
Beijos
Muito lega seu texto. O Papa sempre será lembrado!