Livro: Homo Deus – Uma breve história do amanhã
Resumo: uma breve história do amanhã, Yuval Noah Harari, autor do estrondoso best-seller Sapiens: uma breve história da humanidade, volta a combinar ciência, história e filosofia, desta vez para entender quem somos e descobrir para onde vamos. Sempre com um olhar no passado e nas nossas origens, Harari investiga o futuro da humanidade em busca de uma resposta tão difícil quanto essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? A partir de uma visão absolutamente original de nossa história, ele combina pesquisas de ponta e os mais recentes avanços científicos à sua conhecida capacidade de observar o passado de uma maneira inteiramente nova. Assim, descobrir os próximos passos da evolução humana será também redescobrir quem fomos e quais caminhos tomamos para chegar até aqui.
Resenha️
Mais uma obra de incrível de Yuval Noah Harari, este livro traz elementos de história, biologia, neurociência e a principalmente a ciência da computação.
O autor busca refletir e investigar o futuro da humanidade, colocando em xeque nossa visão humanista do liberalismo, que é muito antropocêntrica, esse entendimento com atuais dados da biologia, em que podemos ser vistos como um sistema de processamentos de dados, como algoritmos biológicos.
Yuval, sita por diversas vezes à questão dos algoritmos eletrônicos traçando uma expectativa de superação aos algoritmos bioquímicos. Uma teoria e abrangente capaz de unificar todas as disciplinas científicas, da literatura e musicologia à economia e à biológica.
Você pode até não concordar com a ideia de que o organismo são algoritmos, mas certamente deveria se conscientizar de que este é o atual processo científico e de que isso está mudando nosso mundo para além do reconhecível.
Outra questão bastante expressiva é a busca da medicina pela imortalidade ou pelo prolongamento indefinido da vida, o que pode vir a se tornar um fato possível, embora possa vir a causar inúmeros outros problemas, bem como do potencial risco de criarmos super humanos, os “homo deus”, convivendo ao lado dos “homo sapiens”, assim como estes, um dia, conviveram com o “homo erectus”, o “homo neandertalense” e outras espécies de humanoides que comprovadamente coexistiram há milhares de anos.
Em Homo Deus, Harari procura analisar o futuro e de especulações sobre o que pode estar por vir, reportando-se as questões da inteligência artificial e da biotecnologia. Se em Sapiens a biotecnologia e sua expansão eram apresentadas como a forma encontrada pelo mundo globalizado em sustentar a escalada frenética da civilização em torno do consumo, do esgotamento dos recursos naturais e da expansão do crédito comercial em todo o mundo, em Homo Deus ela surge como uma situação já dada para a contemporaneidade, como se uma nova etapa da ciência talhada especialmente para a sobrevivência e a adaptação da espécie humana daqui em diante.
O livro terminada discorrendo sobre o dataísmo, a crença nos dados, suas influencias no mundo e o que acontecerá com os humanos. No começo, isso provavelmente vai acelerar a busca humanista da saúde, da felicidade e do poder. O dataísmo se dissemina com promessa de realizar aspirações humanistas. Para poder alcançar a imortalidade, a felicidade e os poderes divinos da criação, precisamos processar quantidades imensas de dados, muito além da capacidade do cérebro humano.
O autor nos coloca para refletir, e muito, sobre a vida, sobre nossa história, e o quais são as implicações dos avanços tecnológicos.
O texto tem uma escrita clara, coerente e provocadora, uma vez que retoma e aprofunda ainda mais temas anteriormente tratados no Sapiens, além de acrescentar um olhar prospectivo para o futuro do Homo Sapiens.
Uma obra para ler e reler, refletir profundamente.
Recomendadíssimo!!
O livro custa em torno de R$ 34,11 até R$ 47,90
Ficha técnica
⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️
Curtiu o post? Compartilhe nas redes sociais
Quer ficar por dentro de todos os posts do Anatomia de uma leitora? Então aperte o botão seguir! É só colocar seu e-mail, prometo não encher sua caixa de entrada
Beijocas e Boa leitura!!
O déjà vu intriga cientistas e fascina curiosos. Você está em um café, conversando com um…
O vício alimentar é uma condição que transcende a simples vontade de comer. Trata-se de…
A inflamação crônica é mais do que um conceito científico abstrato; é um fator que…
Você já sentiu uma paz profunda ao estar perto de um cavalo? Ou uma inexplicável…
Você já tentou se concentrar em uma tarefa, mas sua mente parecia um rádio mudando…
O banho gelado (chuveiro frio) e a banheira de gelo têm benefícios semelhantes, mas com…
This website uses cookies.