Saúde, Saúde e bem-estar

Envelhecimento: alimentos que retardam os efeitos

Uma boa alimentação pode ser o segredo para retardar os efeitos do envelhecimento.

Devido a correria do dia a dia consumimos grande quantidade de alimentos ricos em carboidratos, gorduras e açúcares, colaborando para o surgimento de distúrbios alimentares, como a obesidade, além de acelerar o envelhecimento.

A boa notícia é que é possível retardar o envelhecimento de nosso organismo com uma alimentação balanceada e rica em antioxidantes. 

Portanto, o equilíbrio dos alimentos tem o poder de combater os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, os chamados radicais livres, isto é, o ideal para viver mais tempo é combinar o consumo de moderado a alto nos carboidratos de fontes não refinadas como frutas, vegetais e grãos, com quantidades mais baixas de proteínas e gorduras, sempre optando pelas de origem vegetal.

Para te ajudar nessa missão, fizemos uma lista dos alimentos que garantem mais saúde para seu corpo e evitam o envelhecimento precoce. 

Continue a leitura e saiba quais são eles.

1- Água

O mais importante de toda a lista – a água. Manter o corpo sempre hidratado é uma das formas mais eficazes de retardar o envelhecimento precoce e melhorar a aparência da pele. Isso sem citar todos os outros benefícios que traz para o corpo inteiro. Logo, não se esqueça de tomar ao menos 2 litros de água diariamente

2- Verduras

São fontes de nutrientes como vitamina C, carotenoides e coenzima Q10, todos importantes para uma boa saúde e reprodução das células da pele. Assim como,  alta concentração de água e minerais, além de fibra. 

Por exemplo: couve, espinafre,  acelga, brócolis.

3- Peixe azul

São ricos em ômega-3, um tipo de gordura que ajuda a reduzir a inflamação no organismo, hidratar a pele e protegê-la dos danos dos raios UVB, que têm grande influência no envelhecimento precoce da pele e no aparecimento de manchas. Possui também alto teor de antioxidantes em sua gordura. 

Por exemplo: o salmão, a cavala, o atum e a sardinha.

4- Frutas 

São uma grande fonte de vitaminas e ajudam a eliminar toxinas. Não podem faltar os cítricos, acerola, maçã, mamão, abóbora e os damascos.

5- Frutas vermelhas

Têm uma grande quantidade de antioxidantes fotoquímicos. ricas em antocianinas, compostos que ajudam a preservar o colágeno da pele, mantendo sua estrutura e prevenindo sua degradação.

Por exemplo: morangos,  framboesa, mirtilos e goji berries.

6- Frutos secos

Contêm antioxidantes e vitaminas e fornecem energia. Cereais: dão energia e contêm minerais. 

Por exemplo: soja, linhaça, aveia e trigo. 

7- Azeite de oliva

O azeite é rico em vitaminas A e E, que atuam no combate aos radicais livres, e gorduras monoinsaturadas, que ajudam a manter a pele hidratada. O alimento também é um importante aliado da saúde cardiovascular e possui ação anti-inflamatória.

8- Vinho tinto

com moderação, pela alta capacidade antioxidante e vasodilatadora.

9- Chá verde

O chá verde também contribui para a hidratação e saúde da pele devido ao seu alto teor de catequinas, substâncias com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.

Por isso, seguir essa dieta de forma habitual ajudará a nos fazer sentir mais jovens e a retardar o envelhecimento prematuro do nosso organismo.

Leia também:

Triptofano: o que é

Lista dos 20 piores alimentos para serem consumidos

10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Gengibre: Descubra seus benefícios

Anvisa aprova venda de produtos à base de Cannabidiol

Rotavírus (rotavirose): sintomas, tratamento e prevenção

Sarampo: Sintomas, tratamento e prevenção

Ovo: 10 benefícios para sua saúde

10 Benefícios da Banana

Diabetes: Doenças e suas complicações

Saiba sobre o câncer de mama

Hipertireoidismo e hipotireoidismo: Entenda as diferenças

Dengue: causas, tratamento e prevenção

Siga-nos nas redes sociais e no nosso novo canal do youtube:

Youtube

Blog de uma leitora

Pinterest anatomia

 

 

Sobre o autor

Bem-vindo ao Anatomia de uma leitora
Aqui você se atualiza sobre moda, beleza, medicina e saúde, livros e séries, resenhas, e muito mais!

Deixe uma resposta